EMASA FIRMA PARCERIA COM CONJUNTO PENAL DE ITABUNA PARA DESTINAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA
EMASA FIRMA PARCERIA COM CONJUNTO PENAL DE ITABUNA PARA DESTINAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) acaba de apresentar um projeto rm parceria com o Conjunto Penal de Itabuna, administrado em cogestão com o governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). A iniciativa integra o projeto “Reduza, Reutilize e Recicle”, que prevê a coleta de óleo de cozinha usado e sua destinação adequada para reciclagem, em parceria com a Recicle Óleo Bahia (REOBA) e a startup baiana Ecoari.
A ação busca evitar que o óleo seja descartado incorretamente em pias, ralos ou no solo, reduzindo impactos ambientais e prevenindo danos ao sistema de esgoto. Para isso, a EMASA, por meio da REOBA, disponibilizará bombonas de armazenamento no Conjunto Penal, com retirada semanal do material. Em troca, a unidade receberá benefícios, como produtos de limpeza para uso interno. Já a Ecoari oferecerá, através de um aplicativo e um módulo administrativo para engajamento, a gestão do ponto de coleta com a mensuração do impacto ambiental.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, a parceria reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental. Ele destacou a importância do projeto para a preservação também do Rio Cachoeira, ao assinalar que “a cada litro de óleo descartado de forma correta são preservados aproximadamente 25 mil litros de água o que evita a contaminação da água potável. Ao firmarmos esta parceria, garantimos preservação ambiental, consciência coletiva e contribuímos para um futuro mais sustentável. Esse esforço se reflete diretamente na proteção das águas do Rio Cachoeira, que é fonte vital para Itabuna. Cuidar do descarte de resíduos é também cuidar do nosso rio, reduzindo impactos, melhorando a qualidade da água e assegurando um patrimônio natural para as próximas gerações”, enfatizou.