HOSPITAL DE BASE DEMITE 150 FUNCIONÁRIOS, FECHA CTI E ENFERMARIA DO SUS
HOSPITAL DE BASE DEMITE 150 FUNCIONÁRIOS, FECHA CTI E ENFERMARIA DO SUS



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Ainda está repercutindo negativamente, a decisão do governo municipal de demitir 150 profissionais não concursados do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães. Tais exonerações vão afetar os setores de administração e de manutenção.
Além disso, a medida também atingiu o atendimento aos usuários do SUS, uma vez que, a Enfermaria A e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) 3 estarão temporariamente fechados, segundo fontes ligadas à quela unidade hospitalar “por falta de material”.
Lembrando que, utilizando recursos de cerca de R$ 75 milhões repassados pelo governo do Estado, o HdB passou por uma grande ampliação e modernização na sua estrutura com a implantação de um novo centro cirúrgico, centro de bioimagem e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs.
ESCLARECIMENTO
Por outro lado, a FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna) que administra o HdB divulgou uma nota oficial esclarecendo que “a dispensa de 150 funcionários admitidos por contrários precários cumpre decisão judicial” atendendo a ação proposta pelo Ministério Público Estadual “.
Também, é destacado na nota que o concurso público vigente já está em fase de admissões e que não haverá fechamento nem da Enfermaria A, assim como, da CTI, “mas sim ajustes temporários em funções de reformas”.
“O HBLEM reforça ainda, a necessidade de mais recursos estaduais e federais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como de maior cooperação dos municípios que encaminham pacientes para a unidade”, conclui a nota da FASI.