COVID. LEITOS DE UTI EM ILHÉUS COMEÇAM A SER DESATIVADOS
COVID. LEITOS DE UTI EM ILHÉUS COMEÇAM A SER DESATIVADOS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Em Ilhéus, depois de uma redução das solicitações para internamento de pacientes com Covid-19, os leitos habilitados para tratamento da doença começaram a ser desativados, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A decisão foi tomada durante reunião virtual da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), com participação do titular da Sesau, André Cezário. A proposta foi votada pelos membros da Macrorregião Sul.
No total, 20 leitos de UTI do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) destinados à Covid serão utilizados para cuidados de pacientes com outras doenças, atendimentos de urgência e emergência; retomada das cirurgias eletivas; e procedimentos habituais. Porém, em caso de necessidade, haverá reativação imediata desses leitos. A secretaria informa que os serviços prestados no Hospital de Campanha, instalado no Centro de Convenções, seguem normalmente.
Além das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para conter a disseminação do vírus, a estratégia de vacinação estruturada contribuiu significativamente para manter a tendência de queda ao longo dos últimos dois meses. A cidade já alcançou a marca de 100 mil pessoas imunizadas com a primeira dose. Conforme os dados repassados pelo órgão, dos dias 9 a 16 de agosto não houve confirmação de morte de moradores em decorrência do coronavírus.
Embora apresente certa estabilidade, o município alerta que a pandemia ainda não acabou. A colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus. Todas as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social devem ser rigorosamente mantidas.
O boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (dia 23) contabiliza 19.536 pessoas curadas e 43 infectadas. Dos atuais 61 leitos de UTI habilitados, 10 estão ocupados com pacientes de Ilhéus e 14 abrigam pacientes de outras cidades.