ACADEMIA É UM MARCO HISTÓRICO QUE VAI CONSOLIDAR E VALORIZAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
ACADEMIA É UM MARCO HISTÓRICO QUE VAI CONSOLIDAR E VALORIZAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Com essas palavras, Silvio Porto de Oliveira deu por fundada a Academia de Medicina de Itabuna (AMEI), na noite da última sexta-feira (dia 19), no auditório da Faculdade Sto. Agostinho. O médico juntamente com Renato Borges da Costa, João Otávio Macedo, Rosângela Melo e Mércia Margotto foram os principais responsáveis pela criação e instalação da nova Academia.
Um dos objetivos da Academia é estimular o progresso científico, “porque o médico que estuda estabelece o fundamento, a causa e a finalidade de toda a instituição que procura servir a sociedade o que na área médica se torna essencial”, ressalta Silvio.
É também objetivo da academia manter viva na memória de todos a contribuição que ilustres homens e mulheres deram, no sentido de colaborar para o aperfeiçoamento da sociedade e da humanidade.
“O LEMA SERÁ SEMPRE PELO RESPEITO AOS MÉDICOS DO NOSSO PASSADO, A UNIÃO DOS MÉDICOS NO PRESENTE. E QUE OS NOSSOS MÉDICOS MAIS JOVENS E OS ACADÊMICOS TRILHEM O CAMINHO DA ÉTICA, DA JUSTIÇA, DA BENEFICÊNCIA”
Silvio lembra ainda que essa idéia surgiu a partir de outra semente científica plantada: o Centro de Estudos Prof. Edgard Santos na Santa Casa de Itabuna,na década de 70.
CALIXTO MIDLEJ
Um dos provedores mais atuantes da Santa Casa de Itabuna, Calixto Midlej Filho foi lembrado como uma personalidade das mais respeitadas na comunidade médica do sul da Bahia. “Responsável pela grande transformação da medicina de Itabuna com medidas que foram importantes para a nossa consolidação como o mais importante polo médico do interior da Bahia na década de 70 e início dos anos 80”, destacou Silvio. Na sua gestão, foi implantado o servido de hemodiálise; CTI; realização da primeira cirurgia laparoscópica pelo médico Galvão Filho; apoio à criação dos serviços de Oncologia; reformas estruturais dos hospitais Sta. Cruz (hoje Calixto Midlej) e Manoel Novaes; inovações tecnológicas; reaparelhagem de equipamentos médico-hospitalares além da exigência de médicos qualificados com títulos de especialistas, o que segundo Silvio Porto, “foi um divisor de águas para que chegássemos até aqui”.
Calixto foi escolhido Membro Benemérito da AMEI ao lado de José Haroldo de Castro Vieira (ex-superintendente da Ceplac), Ailton de Melo Messias e Edmar Margotto. Esses dois últimos também ex-provedores da Santa Casa.
MAIS INVESTIMENTOS
Os integrantes das academias de medicina no país consideram que as ações das entidades médicas ao lado da FBAM (Federação Brasileira de Academias de Medicina) se alinham com suas parceiras institucionais para atender às expectativas da população, uma vez que terão que ser adotadas medidas estruturantes como aumento de investimentos e a criação de uma carreira de Estado para o médico do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros profissionais.
Finalizando, Silvio destacou ainda em seu discurso, que a classe médica brasileira deu um exemplo gigantesco de solidariedade, coragem, entrega, amor e fraternidade nesta luta contra a Covid-19.
A nova diretoria da AMEI ficou assim constituída:
Silvio Porto (pres.); João Otávio (vice); Rosângela Melo (sec. geral); Renato Costa (1º sec.); e Mércia Margotto, tesoureira.
Veja a seguir os 40 titulares da AMEI com seus respectivos patronos:
1.João Otávio Macedo - Zina Macedo
2. Renato Costa - Manoel Rodrigues
3. Mercia Margotto - Doris Ladeia
4. Silvio Porto - Theovaldo Araújo
5. Rosângela Melo -Itamar Pitanga
6. Urandi Riella - Ubiratan Riella
7. Afonso Malta - Alicio Peltier de Queiroz
8. Julio Brito - Corbiniano Freire
9 - Ronaldo Neto - Aurivaldo Sampaio
10. Wandick Rosa - Nerival Rosa Barros
11. Jairo Xavier - José Pinto da Silva
12. Rui Cunha - Carlos Auad
13. Álvaro Andrade - Mario Peixoto
14. Neide Vinhatico Pontes- Antonio Cabral Machado
15. Luis Jesuíno - Alair Castro
16. Marcelo Araújo - Raimundo Freire
17. Marluce Leão - Sony Freire
18. Jaime Nascimento -Alberto Lessa
19. José Antero - João Monteiro
20. Fernando Cruz - Antonio Menezes Filho
21. Isaac Ribeiro - Montival Lucas
22. Stephania Margotto - Gil Nunes Maia
23. Augusto Lins - Licia Mastique
24. Celia Kalil - Victor Maron
25. Antonio Vieira - Reinaldo Gonçalves
26. Rafael Andrade - Carlos Fernando Mattedi
27.Ronaldo Garcia - Jacyntho Cabral de Souza
28. Marcílio Marques - Luis Boanerges Lima Pereira
29. Almir Alexandrino - Boris Fitterman
30. Maria Helena Andrade - Moacir Oliveira
31. Jurandir Bezerra - Alberto Seixas
32. Clovis Aquino - José Maria Falcão
33. Roberto Dutra - Valmerindo Leal
34. Lincoln Warley - Adeir Santos
35. Ângela Setenta - John Leahy
36. Laurindo Lopes - Oscar Jesuíno
37. Julio Porto - Wilson Rosas
38. Tereza Cristina Cardoso - Cândido Gonçalves
39. Eric Junior - Fabio Dantas
40. Rodolfo Nascimento - Geraldo Paraventi
Silvio Porto é o primeiro presidente da Academia de Medicina de Itabuna