JEQUIÉ. ONDA DE VIOLÊNCIA REGISTRA OITO HOMICÍDIOS NO FINAL DE SEMANA
JEQUIÉ. ONDA DE VIOLÊNCIA REGISTRA OITO HOMICÍDIOS NO FINAL DE SEMANA
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Com aproximadamente 170 mil habitantes, a cidade de Jequié volta a registrar altos índices de violência com a ocorrência de oito homicídios em apenas 32 horas. Os crimes foram cometidos entre sexta-feira (dia 3) e a madrugada deste domingo, dia 5. Situado no sudoeste baiano, em 2024, Jequié registrou mais de 80 homicídios, uma média de um caso para cada 1.985 habitantes. O número indica um aumento de 35,5% das ocorrências, em relação ao ano de 2023. Nesse mesmo ano, Jequié despontou como a cidade mais violenta do país no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que leva em consideração os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes.
MAPA DA VIOLÊNCIA
O Atlas da Violência em 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que dos 10 municípios brasileiros com as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes em 2022, sete estavam na Bahia, dentre eles, Jequié.
No final de 2024, Jequié também foi destaque no Mapa de Chacinas Norte e Nordeste, quando uma chacina resultou na morte de seis pessoas de uma só vez.
REFORÇO POLICIAL
Logo após os crimes nesse início de 2025, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia reforçou a segurança no município tendo como objetivo, ampliar o combate às facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores.
As ações estão sendo realizadas através das polícias Militar e Civil, além da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que inclusive já determinou uma intervenção no presídio de Jequié.