EMASA DISCUTE AÇÕES PREVENTIVAS QUE GARANTAM ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO VERÃO
EMASA DISCUTE AÇÕES PREVENTIVAS QUE GARANTAM ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO VERÃO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O Instituto de Meteorologia Climatempo fez projeções climatológicas para o período do verão na Bahia que indicam que as temperaturas possam atingir a faixa do dos 38ºC, com sensação térmica dos 40ºC.
Por conta disso, a EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) está fazendo uma série de reuniões com técnicos da empresa visando desenvolver ações para o enfrentamento da estação mais quente do ano.
O presidente da EMASA, Ivan Maia, pediu a adoção de medidas preventivas para não comprometer o abastecimento de água em Itabuna, no enfretamento do verão 2025/2026. Dentre as ações, destacam-se: manutenção e limpeza na rede elétrica rural da Estação de Rio do Braço; revisão dos motores das motobombas que atendem as estações; menor tempo para reparos de vazamentos na rede de distribuição; e uma campanha de conscientização para que a população faça o consumo racional e consciente da água.
“Itabuna e região passaram por longos períodos de estiagem no final dos anos de 1990 e entre 2015 e 2016. Atualmente, contamos com a Barragem do Rio Colônia, em Itapé, e o Projeto Mais Água, onde fazemos o armazenamento de 08 milhões de litros de água, que atendem as regiões sul, leste e oeste da cidade.
São equipamentoS que nos dão certa segurança hídrica. Porém, contamos com a população para que evite o desperdício e faça o uso adequado da água, que é um bem finito”, alerta o dirigente da EMASA.
MUITO QUENTE
Para o superintendente de Operação e Expansão, Anderson Alves, “todas as previsões citam que teremos um dos verões mais quentes e sem a influência do fenômeno La Niña. As chuvas devem ocorrer, inclusive há possibilidade de ocorrerem na região neste domingo e segunda-feira, o que não vai diminuir as altas temperaturas. Ao contrário, contribuem para aumentar o nível de água na Barragem do rio Colônia, em Itapé, que nos dará uma segurança hídrica por um período não muito longo”, explica Anderson.