Skip to main content

AÇAÍ E MANIÇOBA ESTÃO PROIBIDOS PELA COP 30 EM BELÉM

AÇAÍ E MANIÇOBA ESTÃO PROIBIDOS PELA COP 30 EM BELÉM

| Tonet | Blog
O açaí que é uma fruta originária da região amazônica, cuja iguaria ficou muito popular no Brasil e já ganhou o ,mundo por conta dos inúmeros benefícios para a saúde está proibida de ser vendida aos consumidores em restaurantes e quiosques durante a COP 30, que acontece em novembro , em Belém (foto: reprodução)i

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A 30º edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP 30 que será realizada em novembro em Belém, além do problemão criado pelos altos preços de hospedagem que já levaram vários países a repensarem suas presenças no evento, agora enfrenta mais um entrave: restaurantes e quiosques vão estar proibidos de ofertarem alguns pratos típicos paraenses. 

Por exemplo, de acordo com um edital publicado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o açaí tem “risco de contaminação” por “trypanosoma cruzi [causador da doença de Chagas], se não for pasteurizado”. A lista inclui ainda o tucupi e maniçoba além de outros produtos tradicionais da região. 

OUTROS ITENS PROIBIDOS  

Também integram a extensa lista os seguintes produtos:

maionese;

ostras cruas e carnes malpassadas;

sucos de fruta in natura;

molhos caseiros;

bebidas abertas e sem nota fiscal;

leite cru e derivados não pasteurizados;

doces caseiros com cremes ou ovos sem refrigeração;

gelo artesanal ou não industrializado;

alimentos preparados com antecedência e fora de refrigeração;

produtos artesanais sem rotulagem ou registro sanitário.

Leia também