Skip to main content

EMPRÉSTIMO. VEREADORES QUEREM MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE PROJETO DE 30 MILHÕES DE DÓLARES DO EXECUTIVO

EMPRÉSTIMO. VEREADORES QUEREM MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE PROJETO DE 30 MILHÕES DE DÓLARES DO EXECUTIVO

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Prossegue em discussão na Câmara de Vereadores de Itabuna o projeto de empréstimo enviado ao Executivo que busca autorização para contrair empréstimo de até 30 milhões de dólares junto ao norte-americano Fundo Municipal de Desenvolvimento do Rio Prata.  Um requerimento apresentado pelo vereador Wanderson (Dando) Leone (PDT) considera que não foram sanadas todas as dúvidas após reunião com os secretários de Planejamento, Sônia Fontes, e de Governo, Júnior Brandão. Dando agora concentra indagações em mais quatro tópicos e durante reunião de Comissões Técnicas, ele pediu vista à matéria, interrompendo a tramitação.

COMPROMETIMENTO DAS RECEITAS

O vereador quer saber se foi demandada a devida consultoria técnica e se há no setor uma equipe capacitada na área econômica. Outro ponto pendente apontado por ele é o nível de comprometimento das receitas do município, uma vez feita uma dívida desse montante.

Dando também pede esclarecimento sobre qual suporte teve o Executivo na elaboração do projeto para o qual deseja autorização. Mesmo reconhecendo ser louvável a iniciativa de buscar recursos para obras, o intuito dele (compartilhado pelos pares) é saber como pagar tal pendência. “Fiz esse requerimento para o Executivo dar esclarecimento real, vez que os secretários não tiraram todas as dúvidas dessa Casa, para que possamos voltar com esse projeto grandioso para nossa cidade. Precisamos ter a certeza onde vai ser aplicado cada centavo, precisamos saber para acompanhar”, ressaltou

Segundo a Assessoria de Comunicação da Câmara, o relator do projeto (013/2022), vereador Sivaldo Reis (PL) está na fase final de elaboração do parecer sobre o tema. Mas ele disse que deseja ver a sociedade mais envolvida no processo – também com audiências. O próprio presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), deixou claro que a proposta não será votada antes que sejam sanadas todas dúvidas do Legislativo e da sociedade “.

Já o primeiro secretário da Câmara, Israel Cardoso (AGIR), disse que o projeto não pode ser aprovado de qualquer jeito, porque é preciso ouvir a sociedade, conhecer todos os detalhes do projeto e finalmente, saber onde esse montante de recurso será aplicado”, observou.  

Vereadores continuam discutindo o empréstimo de 30 milhões de dólares solicitado pelo Executivo 

Leia também