VACINAS. VEM AÍ MAIS DOSES COM NOVOS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO
VACINAS. VEM AÍ MAIS DOSES COM NOVOS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Mais 714 mil doses de vacinas contra a Covid-19 estão sendo esperadas nesta sexta (dia 20), na Bahia. A primeira remessa, com 362.700 imunizantes da Pfizer/BioNTech, chegará no aeroporto de Salvador às 9h40. A segunda carga, com 351.300 doses de Coronavac, tem previsão de chegada ao aeroporto às 15 horas. Essas remessas terão uma mudança no critério de divisão, ou seja, a distribuição dessas vacinas, que começa a ser feita ainda nesta sexta-feira, seguirá o critério definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite. “Do total, 80% serão destinadas conforme critério populacional e 20% como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos. A ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária”, explica a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro.
Conforme levantamento da coordenação estadual de imunização, até esta quinta-feira, 139 municípios ainda não tinham alcançado a vacinação de pessoas menores de 25 anos, enquanto que outros 128 já estavam imunizando as pessoas com 18 anos ou mais.
A diretora da VIEP no Estado ressalta ainda que o Ministério da Saúde já autorizou a utilização da vacina Pfizer/BioNTech para o público de 12 a 17 anos com comorbidades.
Outra situação acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para os municípios em condição inversa.
70% COM PRIMEIRA DOSE
A Bahia ultrapassou 70% da população vacinada contra a Covid com a primeira dose ou com o imunizante de dose única. A marca foi alcançada nesta quarta-feira (18). Ao todo, até às 12h desta quinta-feira, 7.912.326 baianos com 18 anos ou mais já haviam, ao menos, iniciado o esquema vacinal, o que representa 71,3% da população desta faixa etária, estimada em 11.087.169.