BAHIA ANTECIPA TERCEIRA DOSE PARA IDOSOS PARA CONTER VARIANTE DELTA
BAHIA ANTECIPA TERCEIRA DOSE PARA IDOSOS PARA CONTER VARIANTE DELTA

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa com representantes de todos os municípios da Bahia, incluiu adolescentes sem comorbidades na campanha de vacinação contra a Covid-19. Também decidiu antecipar a terceira dose da vacina para idosos acima de 80 anos, e ainda, idosos que vivem em instituições de longa permanência; pessoas com o sistema imunológico fraco; e profissionais de saúde com mais de 60 anos que atuam linha de frente de combate ao novo coronavírus.
A secretária da Saúde em exercício Tereza Paim explicou que a antecipação da dose de reforço para os grupos prioritários tem o objetivo de conter o avanço da variante Delta, que já foi identificada no Estado, em Feira de Santana. Trata-se de um homem de 51 anos de idade, que ainda não recebeu nenhuma dose de vacina contra a Covid. Os primeiros sintomas surgiram em 20 de julho. A Prefeitura de Feira investiga a possibilidade de transmissão comunitária.
VACINA DE REFORÇO
De acordo com a CIB, a vacina de reforço deve ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose, no caso de idosos, pessoas institucionalizadas e profissionais de saúde. Já para pessoas imunossuprimidas, a terceira dose deve ser aplicada com intervalo de 28 dias em relação à segunda. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com a vacina da Pfizer ou, de maneira alternativa, com Janssen ou AstraZeneca.