PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO CACHOEIRA SERÁ APRESENTADO NA UESC
PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO CACHOEIRA SERÁ APRESENTADO NA UESC

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A empresa dinamarquesa Ramboll Environ vai apresentar um diagnóstico da real situação do Rio Cachoeira a um corpo técnico composto de instituições e órgãos públicos como a AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira, Embasa e Inema, além das universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB); e os municípios que fazem parte do Comitê da Bacia do Leste.
A apresentação vai acontecer nesta terça (dia 31) no auditório da Uesc, às 14h30min. É a primeira parte do Programa de Recuperação do Rio Cachoeira, que terá continuação com um Workshop, no dia 1º, também na Uesc.
Segundo o diretor da Portal Santo Agostinho, Adson Franco, o encontro desta terça será uma reunião técnica onde a Ramboll apresentará a análise fruto de pesquisa e de estudos realizados por diversas fontes.“Muita gente e instituições fizeram pesquisas de diagnóstico, há muita coisa boa. Coube a Ramboll juntar todas as informações em um único banco de dados. Com a experiência que a empresa acumula de trabalhos realizados em Singapura (Ásia); no Rio Pinheiros (São Paulo); e em Mariana no Rio Doce, em Minas Gerais, ela vai apresentar soluções mais baratas e ecológicas para o Cachoeira”, observa Franco.
Para o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, os eventos dos próximos dois dias são o primeiro passo para apontar resposta concreta para o problema da poluição que afeta o Rio Cachoeira resultado de uma parceria entre a Emasa, Prefeitura de Itabuna e as empresas Portal Santo Agostinho e Ramboll Envirou. As engenheiras da Ramboll Environ, Alejandra Devecchi, e a gerente de Planejamento Urbano, Kathlen Procópio, que atuaram no monitoramento das ações de recuperação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG) apresentarão os diagnósticos e soluções encontradas pela empresa dinamarquesa para a recuperação do Rio Cachoeira.