ENTIDADES FAZEM REUNIÃO PARA TRATAR DOS ANIMAIS ABANDONADOS DO LIXÃO
ENTIDADES FAZEM REUNIÃO PARA TRATAR DOS ANIMAIS ABANDONADOS DO LIXÃO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A Secretaria Municipal de Saúde teve um encontro com a Diretoria de Zoonoses (DCZ), ONG Bicharada e membros da Comissão dos Direitos dos Animais da subseção da OAB quando foram tratados planejamento e soluções para questões dos animais do antigo lixão, a exemplo do resgate dos cães que ainda restam e ainda, a situação da alimentação, castração e adoção.
Um dos itens abordados na reunião foi a questão da ração dos animais. A administração municipal aguarda a conclusão de um processo de licitação, que resultará na definição da compra de ração para os cães.
Enquanto isso, a Secretaria de Saúde tem conseguido apoio por meio de parcerias com empresas que se solidarizam com a causa, a exemplo da Padim e CVR Costa do Cacau que doaram 40 sacos de 25kg recentemente.
RESGATE
Em relação ao resgate de mais animais, já há orçamento concluído com serralheiros para processo licitatório do serviço da estrutura física para que o Centro de Controle de Zoonoses tenha espaço para acolhê-los, para o controle da alimentação, pois, no antigo lixão há porcos ingerindo boa parte do quantitativo de rações enviado. A ONG Bicharada providenciou grades e telhas para ajudar a equipar o Zoonoses com o objetivo de acolher mais animais resgatados.
Quanto a castração e tratamento, já vinham sendo realizados pela ONG Bicharada. Agora, até que o processo licitatório dos medicamentos e instrumentação esteja finalizado, a diretora de Zoonoses, Ellen Gleicer vai realizar a castração das fêmeas em sala que será equipada como medida de urgência, com conclusão em cerca de um mês até adequação do local cirúrgico.
Serão realizadas testagens de Leishmaniose e avaliação médica de cada animal antes da adoção. Já a fiscalização pós adoção será realizada pela ONG Bicharada. Em caso de maus tratos, ela resgatará o animal de volta ao Centro de Zoonoses.