Skip to main content

MORRE AILTON MESSIAS. PIONEIRO EM REDE DE SUPERMERCADOS NO SUL DA BAHIA

MORRE AILTON MESSIAS. PIONEIRO EM REDE DE SUPERMERCADOS NO SUL DA BAHIA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Ex- provedor da Santa Casa de Itabuna e pioneiro em rede de supermercados no sul  da Bahia, o empresário Ailton de Melo Messias (85) faleceu nesta  segunda-feira (dia 13),vitima  de problemas  cardiacos após 18 dias internado no Hospital Calixto Midlej Filho. Dono de uma  das maiores redes de supermercados do nordeste brasileiro, a Rede Messias com várias unidades  espalhadas  em vários municípios da  região cacaueira  foi considerado um dos maiores geradores de ICMS do setor supermercadista do país na  época,  chegando até a ter cartão de crédito exclusivo das  lojas da rede. 

Nos anos 80, a Rede Messias de Supermercados além de várias  lojas na região possuía uma central de distribuição em Itabuna onde hoje funciona o campus da Universidade Federal do Suil da Bahia (UFSB).

Mais  adiante,  a  rede inaugurava o conceito de hipermercado  no sul da Bahia, ao qual  se integravam várias lojas de setores como vestuário, formando o Shopping Center de Itabuna. No local onde hoje funcionam o Hiper Itão, a Magazine Luiza e uma agência da Caixa  Econômica foi instalada  a maior loja  da rede, no bairro São Caetano, em Itabuna. Anexo ao prédio funcionou o restaurante Baby Beef, point de destaque de celebridades, politicos, empresários e jornalistas da  época.

Além de provedor, Ailton ocupou cargos de destaque em várias entidades locais a exemplo da Associação Comercial de Itabuna (ACI), Associação Bahiana de Supermercados  (ABASE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicom - Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna.

PESAR

Várias entidades divulgaram notas lamentando a perda do empresário e figura  das mais notáveis da benemerência do sul da Bahia. Dentre elas, a Santa Casa  de Itabuna  através do atual provedor Francisco  Valdece : "ao longo dessas três décadas Ailton Messias foi peça determinante para que a Santa Casa  de Itabuna pudesse atingir a excelência no atendimento em saúde prestada diariamente à população do sul a Bahia. Um vencedor cujo paradigma servirá para este e muitas outras gerações de itabunenses",ressaltou.

Ailton deixou esposa, Joenir Messias, filhos e netos. 

 

 

 

 

Leia também