MORRE AILTON MESSIAS. PIONEIRO EM REDE DE SUPERMERCADOS NO SUL DA BAHIA
MORRE AILTON MESSIAS. PIONEIRO EM REDE DE SUPERMERCADOS NO SUL DA BAHIA
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Ex- provedor da Santa Casa de Itabuna e pioneiro em rede de supermercados no sul da Bahia, o empresário Ailton de Melo Messias (85) faleceu nesta segunda-feira (dia 13),vitima de problemas cardiacos após 18 dias internado no Hospital Calixto Midlej Filho. Dono de uma das maiores redes de supermercados do nordeste brasileiro, a Rede Messias com várias unidades espalhadas em vários municípios da região cacaueira foi considerado um dos maiores geradores de ICMS do setor supermercadista do país na época, chegando até a ter cartão de crédito exclusivo das lojas da rede.
Nos anos 80, a Rede Messias de Supermercados além de várias lojas na região possuía uma central de distribuição em Itabuna onde hoje funciona o campus da Universidade Federal do Suil da Bahia (UFSB).
Mais adiante, a rede inaugurava o conceito de hipermercado no sul da Bahia, ao qual se integravam várias lojas de setores como vestuário, formando o Shopping Center de Itabuna. No local onde hoje funcionam o Hiper Itão, a Magazine Luiza e uma agência da Caixa Econômica foi instalada a maior loja da rede, no bairro São Caetano, em Itabuna. Anexo ao prédio funcionou o restaurante Baby Beef, point de destaque de celebridades, politicos, empresários e jornalistas da época.
Além de provedor, Ailton ocupou cargos de destaque em várias entidades locais a exemplo da Associação Comercial de Itabuna (ACI), Associação Bahiana de Supermercados (ABASE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicom - Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna.
PESAR
Várias entidades divulgaram notas lamentando a perda do empresário e figura das mais notáveis da benemerência do sul da Bahia. Dentre elas, a Santa Casa de Itabuna através do atual provedor Francisco Valdece : "ao longo dessas três décadas Ailton Messias foi peça determinante para que a Santa Casa de Itabuna pudesse atingir a excelência no atendimento em saúde prestada diariamente à população do sul a Bahia. Um vencedor cujo paradigma servirá para este e muitas outras gerações de itabunenses",ressaltou.
Ailton deixou esposa, Joenir Messias, filhos e netos.