RUI AUTORIZA SÃO JOÃO E DECRETA FIM DO USO DE MÁSCARAS EM TODO O ESTADO
RUI AUTORIZA SÃO JOÃO E DECRETA FIM DO USO DE MÁSCARAS EM TODO O ESTADO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Ao cumprir agenda em Ibicuí nesta segunda-feira (dia 11) o governador Rui Costa anunciou a realização do São João em todo o Estado.
“Confirmamos aqui o São João na Bahia esse ano. Já autorizei a Secretaria de Turismo a organizar e publicar, ainda esta semana, edital para que as prefeituras possam se inscrever no São João”, disse Rui, ao ressaltar o apoio dado pelo governo do Estado para a realização dos festejos de Sto. Antônio, São João e São Pedro que acontecem em diversas cidades da Bahia. Os festejos que são tradição nessa época em, todo o Nordeste foram suspensos por dois anos consecutivos, por conta da pandemia da Covid-19.
Entretanto, o governador chamou a atenção para a importância da população completar o esquema de vacinação contra o coronavírus e garantir a segurança sanitária na realização das festas. “Vamos dançar forró com muita segurança e muita saúde. Tome a segunda e a terceira dose (da vacina). Vamos mandar essa doença para longe para podermos cair no forró”, frisou Rui.
FIM DA MÁSCARA
Aproveitando a oportunidade, o governador Rui Costa anunciou que será publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta terça-feira (12), o decreto que torna opcional o uso de máscara de proteção também nos espaços fechados, em todo o território baiano. Contudo, o uso obrigatório das máscaras continuará vigorando para as unidades estaduais de saúde.
Lembrando que na semana passada, ele anunciou que a liberação das máscaras estava condicionada quando o número de casos ativos estivessem abaixo de mil. Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Sesab nesta segunda (dia 11), apenas 883 encontram-se ativos em todo o Estado.
NÚMEROS
Na Bahia, nas últimas 24 horas,foram registrados 52 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,003%) e 72 recuperados (+0,0055). Do 1.536.850 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.506.190 já são considerados recuperados; 883 encontram-se ativos e 29.777 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.828.282 casos descartados e 329.999 em investigação. Na Bahia, 63.057 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.Até o momento 11.452.419 pessoas foram vacinadas com a primeira dose; 10.542.964 com a segunda dose ou dose única; e 5.107.879 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 842.154 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 227.933 já tomaram também a segunda dose
EM ITABUNA: ZERO CASOS
Aqui em Itabuna, a Prefeitura baixou o decreto de nº 14.872 autorizando em todo o município eventos e atividades com a presença de público e liberando o uso de máscaras tanto em ambientes abertos como em fechados. Porém, permanecerá obrigatória a utilização de máscara nos seguintes casos: uso de transporte coletivo; prestação dos serviços de saúde; unidades de saúde; indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, que mantiverem contato com outros sintomáticos ou que testaram positivo para a doença.
Vinte e cinco meses depois do registro do primeiro caso da doença em Itabuna, o Boletim da Covid divulgado nesta segunda (dia 11), pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde não tem caso da doença e pacientes internados em leitos de UTI e Clínicos.
Com dados referentes aos últimos sete dias, a cidade registra 00 paciente curado, 00 confirmado, sendo 00 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Finalmente, a Bahia acaba com a obrigatoriedade do uso da máscara; tanto em ambientes abertos como fechados
Foto: Reprodução