ENTIDADES QUEREM SUSPENSÃO DO AUMENTO DO ISS
ENTIDADES QUEREM SUSPENSÃO DO AUMENTO DO ISS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Representantes da ACI, CDL, OAB, CRC, Sindicontasul, Mesb, ABIH, Sindicom, das Escolas Superiores e Empresas de Saúde, apresentaram um requerimento administrativo ao prefeito Augusto Castro, solicitando algumas providências imediatas relacionadas ao ajuste do código tributário da cidade.
No documento, os empresários pedem a suspensão do aumento de Imposto Sobre Serviços (ISS), mantendo-se as alíquotas na legislação vigente antes da referida votação. Eles ainda destacam a necessidade de uma clara definição acerca do aumento do IPTU, diante do desconhecimento do valor exato do tributo no ano de 2022, denotando extrema imprevisibilidade, apreensão geral e insegurança.
INCONSTITUCIONALIDADE
Ainda foi ponto de debate a suspensão do novo artigo 211-C, de flagrante inconstitucionalidade, que trata da entrega ao Fisco Municipal dos documentos fiscais que já são repassadas ao Estado sob pena de multa de até R$ 5.200,00. Além da solicitação para suspender o aumento da Contribuição para o custeio da Iluminação Pública (COSIP).
"Itabuna é uma cidade polo de educação. Com essa alteração de ISS de 3% para 5% significa um aumento de aproximadamente 65%. Assim, Itabuna terá uma das maiores alíquotas do país para o setor da educação", relatou o professor e diretor geral da UniFTC, Kaminsky Mello Cholodovskis.
O prefeito disse que reunirá a equipe técnica do município com o intuito de buscar uma alternativa sobre alguns pontos questionados pelas entidades, que aguardam um posicionamento e as medidas para evitar um aumento da carga tributária e prejuízos para a economia da cidade.