Skip to main content

PONTE SOBRE O JEQUITINHONHA VOLTA A TER INTERDIÇÃO TOTAL PELO DNIT POR QUINZE DIAS

PONTE SOBRE O JEQUITINHONHA VOLTA A TER INTERDIÇÃO TOTAL PELO DNIT POR QUINZE DIAS

| Tonet | Blog
Estado precário da ponte sobre o rio Jequitinhonha leva o DNIT a fazer uma interdição total para repares durante um período de quinze dias (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A partir desta segunda-feira (5), a ponte sobre o rio Jequitinhonha volta a ser interditada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), que deve durar 15 dias em virtude da realização de serviços de inspeção e ensaios para avaliação da estrutura da Obra de Arte Especial (OAE).

Lembrando que, desde janeiro, o tráfego de veículos de carga, independente do peso bruto, está suspenso. Apenas estava liberada a circulação de leves e ônibus. Segundo o DNIT, trata-se de uma medida de segurança para garantir a mobilidade dos usuários da rodovia, principalmente no km 661 da BR-101 trecho próximo à região de Itapebi, que é considerado um dos mais importantes do sul da Bahia e faz conexão entre o sul, sudeste e nordeste do país.

ROTAS ALTERNATIVAS

Por outro lado, o DNIT está orientando os motoristas que utilizem as seguintes rotas alternativas:  

ROTA 1

Inicia-se em Itabuna pela BR-415 até o entroncamento com a BR-116, em Vitória da Conquista. A partir desse ponto, segue pela BR-116  em direção à divisa entre Bahia e Minas Gerais chegando ao município de Cachoeira de Pajeú, em Minas Gerais, no entroncamento com a BR-251.

Em seguida, a rota continua pela BR-251/MG até a BR 367/MG na cidade de Itagimirim, na Bahia. Por fim, o percurso segue até Eunápolis, no extremo sul da Bahia, totalizando 684 kms. A BR-367 possui 40 quilômetros de um trecho não pavimentado no estado de Minas Gerais.

ROTA 2

Inicia-se em Itabuna pela BR-415 até o entroncamento com a BR-116 no sentido da divisa entre Bahia e Minas, chegando ao município de Teófilo Otoni, no entroncamento com a BR-418.

Em seguida, a rota continua em direção ao município de Nanuque na divisa dos estados de Minas e Bahia, prosseguindo até a BR-101, no município de Teixeira de Freitas, totalizando 849 quilômetros. De carros de passeio e veículos especiais

ROTA 3

Indicada para o tráfego local de carros de passeio e veículos especiais como viaturas, ambulâncias, caminhões de abastecimento, ônibus e linhas de transporte, a rota chamada de “desvio da Veracel” , percorre trechos de rodovias estaduais, sendo a BA-687 pavimentada; enquanto as BA-275, BA-658, BA-982 e BA-274 não pavimentadas, totalizando uma distância entre Itabuna e Eunápolis de 249 quilômetros; e finalmente, entre Itabuna e a BR-418 no município de Teixeira de Freitas, perfazendo um total de 451quilômetros.

Leia também