MUTIRÃO DO DIABETES: "VOCÊ NO CENTRO DO CUIDADO" VAI ATENDER 1.200 PACIENTES PRÉ-SELECIONADOS
MUTIRÃO DO DIABETES: "VOCÊ NO CENTRO DO CUIDADO" VAI ATENDER 1.200 PACIENTES PRÉ-SELECIONADOS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Com o tema “Você no centro do cuidado”, o Mutirão do Diabetes 2021 acontece com um novo formato e apresentando novidades tecnológicas que contribuem para celeridade no diagnóstico das formas graves da doença. Itabuna sedia a 17ª edição do Mutirão do Diabetes sendo que a primeira fase aconteceu nesta quinta (4) e prossegue nesta sexta-feira, dia (5), no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic Jorge Amado), no Jardim Primavera, das 8 às 16 horas.
A expectativa é de que 1.200 pacientes diabéticos pré-selecionados pelos Agentes Comunitários de Saúde sejam atendidos nestes dois dias do evento que tem como tema “Unidos pelo Diabetes em Ação”. Os pacientes foram cadastrados por meio de uma triagem realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nós, enquanto Prefeitura de Itabuna, ficamos orgulhosos em mostrar ao Brasil como Itabuna pode ser pioneira em um evento de saúde tão grandioso como este”, disse a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar. Ela informa que na segunda fase do Mutirão, no próximo dia 20, a Prefeitura permanecerá firme na parceria com atendimento na Policlínica Municipal Dois de Julho para os casos graves, triados na primeira fase do Mutirão.
DESTAQUE NACIONAL
Há 17 anos o Mutirão mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições na prevenção e controle ao diabetes. Foram 15 edições que aconteceram no formato tradicional, inspirando mais de 25 municípios espalhados pelo Brasil a realizarem esse tipo de evento, ressalta o presidente da ONG Unidos Pelo Diabetes, o oftalmologista Rafael Andrade. “Mudamos o formato de demanda aberta para atendimento agendado. Mas, Itabuna continua sendo destaque no cenário nacional por realizar a maior campanha do país, mesmo sendo fechada. E o melhor de tudo isso, é que continuamos garantindo assistência aos pacientes”, observa Rafael Andrade.
Ele ressalta que o Mutirão do Diabetes se apresenta como um amplo programa de atendimento da população, reunindo em um só lugar, vários parceiros para ações de conscientização, triagem, acompanhamento e tratamento da doença. além da necessidade de seguir protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Este ano, temos a novidade dos recursos da telemedicina e do sistema de inteligência artificial, que nos auxilia no diagnóstico preciso das formas graves do diabetes em até 70% dos casos”, explica.
O projeto do Mutirão do Diabetes 2021 foi foi apresentado na noite de quarta-feira (dia 3) no do auditório do Hospital Beira Rio.
Oftalmologista Rafael Andrade e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes explica o novo formato do Mutirão nessa edição 2021