Skip to main content

NOVEMBRO ROXO ALERTA PARA A PREMATURIDADE

NOVEMBRO ROXO ALERTA PARA A PREMATURIDADE

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

O Hospital Manoel Novaes (HMN) está promovendo, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde, com apoio da Faculdade Santo Agostinho, uma campanha regional para sensibilizar e orientar a população sobre as consequências do nascimento antecipado para bebês, famílias e sociedade. O HMN é referência em ginecologia e obstetrícia neonatologia de alto risco e pediatria cirúrgica.

Segundo especialistas, entre as causas que podem levar à prematuridade estão a gemelaridade, infecções, doenças crônicas como diabetes, hipertensão e influência genética. Quando um bebê nasce antes de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Se o nascimento ocorre antes das 28 semanas, o bebê é um prematuro extremo.

Desenvolvidas desde o início do mês, as ações do Novembro Roxo no HMN incluem publicação de depoimentos (com desfechos diferentes) de mães de prematuros, live com profissional pediatra, fórum, carreata e divulgação de vídeos e cards nas redes sociais. Um dos principais eventos da campanha será o “Fórum Prematuridade e suas Implicações”, que acontecerá no Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro.

O fórum será no auditório da Faculdade Santo Agostinho, na Av. Ibicaraí, (Nova Itabuna), e terá como palestrantes a pediatra Fabiane Chávez (diretora técnica do HMN); a médica Lilia Embiruçu (da Coordenação QualiNeo na Bahia); a enfermeira Neila Pierote; a psicóloga clínica Thatyanna Rodrigues (da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal); e a nutricionista Lucrécia Ribeiro. O evento está previsto começar às 14 horas.

TEMAS DEBATIDOS

Os temas a serem debatidos são: Cuidado Paliativo Neonatal; Atenção às Crianças Prematuras nas Unidades Básicas em Itabuna; Contribuições Nutricionais para Prematuros em UTI; Introdução e Manutenção à Vida e Suporte Psicológico para as famílias de prematuros em UTI Neonatal e Luto. “A prematuridade é uma condição de nascimento que abala a estrutura dos familiares, pois derruba a expectativa gerada diante da chegada de uma nova vida”, explica a pediatra Fabiane Chávez.

 A campanha da prematuridade será encerrada no dia 20, com uma carreata. A concentração será na Av. Cinquentenário, em frente ao Boteco Gaúcho e fundo do Centro de Cultura Adonias Filho, a partir das 8 horas. Os pais de crianças prematuras, profissionais da área de saúde e estudantes estão entre convocados e convidados

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a prematuridade é a primeira causa de mortes de crianças menores de cinco anos e, o Brasil é o 10º colocado na lista de países com mais partos de bebês nascidos antes da hora. Com objetivo de mudar essa realidade, organizações, entidades, governos e hospitais promovem, neste mês, ações sobre as implicações na prematuridade.

Leia também