ITABUNA. CONJUNTO PENAL PROMOVE FEIRA DE SAÚDE
ITABUNA. CONJUNTO PENAL PROMOVE FEIRA DE SAÚDE
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Após um ano sem atividades coletivas, o Conjunto Penal de Itabuna promove a 4ª Feira de Saúde na unidade prisional. O objetivo é amplificar o atendimento de saúde, na perspectiva do processo de ressocialização e da dignidade da pessoa humana, promovendo atenção integral à saúde física e emocional dos reeducandos e reeducandas.
A expectativa é atingir ao menos 500 detentos, com consultas médicas (clínica e psiquiatria), odontológicas, fisioterapia e até Acupuntura Auricular. Também, serão ofertados atendimentos com nutricionistas, bem como pelo Cerpat, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites
Este ano a Feira tem a participação da Secretaria Municipal de Saúde que fará, através da Rede de Frios, a atualização de cartão de vacinação, com aplicação de imunizantes previstos no PNI, a exemplo da vacina contra a gripe H1N1, dentre outras. A SMS também vai atuar com uma equipe da Regulação Municipal, que vai agilizar a realização de exames e consultas, além da confecção de cartões do SUS.
A programação prevê, ainda, a busca ativa de reeducandos e reeducandas que não possuem inscrição no CPF, para regularização posterior – esse procedimento será realizado pelo Serviço Social do Conjunto Penal, a fim de garantir a confecção de cartões do SUS para todos.
AUTO-ESTIMA
Também haverá cuidado especial com a autoestima dos participantes, com a realização de oficinas de cabelo e maquiagem para as reeducandas, ação desenvolvida pelo salão de beleza do Projeto Beleza Viva, que funciona no próprio presídio. Os homens terão direito a serviços de barbearia. Haverá ainda um momento cultural com música ao vivo com artistas regionais
Ainda serão realizados exames de próstata para o público-alvo da campanha Novembro Azul, numa parceria com o médico urologista Júlio Brito, referência na Bahia nessa especialidade. Serão montados estandes, a exemplo de um Laboratório de Análises Clínicas e está em construção uma atividade da ONG Unidos Pelo Diabetes.
“O objetivo é levar em um dia todos os cuidados que ajudam a garantir o direito à saúde, entendida na perspectiva da OMS, ou seja, a saúde para além da ausência de doenças, mas como resultado do bem-estar geral do ser humano”, ressalta o responsável técnico do Posto de Saúde Penitenciário (PSP) e coordenador da Feira, enfermeiro Diego Matos.
A Feira de Saúde é organizada pela empresa Socializa – Soluções em Gestão, que administra o Conjunto Penal de Itabuna em regime de cogestão com o Governo do Estado e será realizada nesta sexta-feira (dia 12).