Skip to main content

ITABUNA AGORA TEM GRUPO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

ITABUNA AGORA TEM GRUPO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Talvez pressionada pela grandiosa chuva de críticas contra o descaso com o meio-ambiente a Prefeitura de Itabuna acaba de criar o Grupamento Ostensivo da Proteção Ambiental (GOPA) que tem a finalidade de proteger o patrimônio ambiental do município. O grupo está vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop).. Segundo explica a titular da pasta, Mariana Alcântara, os agentes especializados vão dar suporte, inclusive, aos trabalhos dos agentes de fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima). “O GOPA surge numa fase muito importante do município, quando práticas ambientalmente corretas estão sendo incentivadas pela Administração municipal”, observa.

O Decreto Municipal de nº 14.727, de 29 de outubro de 2021, estabelece que entre as atribuições do GOPA está o patrulhamento preventivo e ostensivo visando priorizar áreas de vegetação nativa e urbana, bem como coibir e minimizar os índices de poluição industrial e sonora.Também vai atuar em ações de desmatamento e na identificação de animais em situação de cativeiro sem a autorização do órgão co Cabe ente, além de combater atos ilícitos de maus-tratos aos animais domésticos e silvestres. Ainda cabe ao GOPA, participar das atividades da Defesa Civil na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros.

 O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira Nascimento, lembra que também competirá aos membros do GOPA conduzir à delegacia especializada, pessoas surpreendidas na prática de crimes ambientais. em caso de denúncia, o contato será o 153 ou WhatsApp 99813-9506”, informa.

O lançamento do GOPA será no próximo domingo, dia 28, no Parque de Exposições Antônio Setenta. A titular da Sesop, Mariana Alcântara, reforça ainda que a unidade deverá atuar nas ações de prevenção e repressão contra crimes e infrações ambientais.

                    A criação  do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental vai coibir crimes como esse praticados pela própria Prefeitura? 

Leia também