RIO DE ENGENHO.FESTIVAL GASTRONÔMICO ABRE PORTAS PARA NOVA ROTA DO TURISMO EM ILHÉUS
RIO DE ENGENHO.FESTIVAL GASTRONÔMICO ABRE PORTAS PARA NOVA ROTA DO TURISMO EM ILHÉUS

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
O primeiro Festival Gastronômico, Cultural e Artístico do Rio do Engenho, no município de Ilhéus, foi realizado com exposição de trabalhos de artesãos e artistas locais; apresentação do Grupo Afro Dilazenze mais a participação de seis restaurantes da localidade, marcando o distrito como uma nova rota turística no sul da Bahia.
O Sebrae atuou no projeto como agente de formação nas competências empreendedoras e, com o apoio de parceiros que cuidaram do resgate histórico, fizeram a formação de monitores e fortaleceram os pequenos negócios para a geração de trabalho público juntamente com a Prefeitura de Ilhéus, Maramata, Agência Oikos e Instituto Bahia do Pontal (IBP-I), juntamente com a comunidade local.
Para a gerente regional do Sebrae, Caudiana Figueredo, o Festival do Rio do Engenho “é mais que um evento. É um fortalecimento da comunidade com o objetivo de resgatar a rica cultura desse lugar e conversor em geração de trabalho e renda; a intenção é fortalecer a comunidade e fazer com que ela tenha o resgate a confiança em si, eleve sua autoestima e contribuição para o desenvolvimento turístico da cidade de Ilhéus, fazendo do Rio de Engenho um destino de referência para a visitação da comunidade, dos turistas baianos e dos turistas nacionais e internacionais ”, destacou.
Durante o evento foi inaugurado o Memorial do Rio do Engenho, que conta a história da população escravizada na região, com peças históricas. “O espaço ficará permanentemente aberto para visitação para que o turista possa conhecer essa história e se apaixonar pelas nas belezas naturais do local”, reafirmou Claudiana.