Skip to main content

O SAMBA VENCE A BAJULAÇÃO, A FALSIDADE E A MENTIRA: UNIDOS DA VIRADOURO É CAMPEÃ

O SAMBA VENCE A BAJULAÇÃO, A FALSIDADE E A MENTIRA: UNIDOS DA VIRADOURO É CAMPEÃ

| Tonet | Blog
Mestre Ciça levou a Unidos do Viradouro a conquistar seu quarto título como campeã do Grupo Especial das escolas de samba cariocas em 2026 (foto: Riocarnaval/Eduardo Hollanda)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A Unidos do Viradouro é a campeã do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, depois de mostrar um desfile impecável que homenageou uma figura do samba raiz, um mestre da bateria de 69 anos, chamado Moacyr da Silva Pinto.  Veio da Estácio de Sá, passou pela Unidos da Tijuca e aportou em Niterói, como mestre de bateria no coração da Viradouro, desde 1989.

O samba-enredo em sua homenagem “Para cima Ciça” celebrou a vida desse homem simples, dedicado ao samba e ao carnaval que foi recebido debaixo de aplausos e gritos de campeã na noite de segunda-feira na Marquês de Sapucaí.

REBAIXADA

Por outro lado, a outra escola que saiu da série Ouro e pela primeira vez desfilou no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói foi rebaixada e ocupou o último lugar no votação dos jurados. A escola homenageou Lula misturando politica com propaganda eleitoral mostrando uma forte tendência de militância com jingles popularmente conhecidos em campanhas, ostentando números de partido, satirizando ex-presidente e difamando publicamente a comunidade evangélica por sua preferência conservadora, com uma ala bastante ofensiva “A família em conserva”. Que desagradou não só a evangélicos como também a católicos que estão indignados com a postura ofensiva da escola o que ficou configurada como “ato de intolerância religiosa”.  

Mesmo antes do desfile, o enredo da Acadêmicos de Niterói, “Do alto do Mulungu, surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” já vinha causando polémicas e provocando indignação de várias siglas partidárias, que a exemplo do Novo tinham entrado com ações junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cobrando medidas urgentes no que classificaram como “campanha eleitoral antecipada”.  

As seis primeiras escolas  classificadas nesse carnaval de 2026 do Grupo Especial voltarão à Marquês de Sapucaí, no próximo sábado (21) para o desfile das campeãs: Viradouro, Beija-flor de Nilópolis,  Vila Isabel, Salgueiro, Imperatriz e Mangueira.

Leia também