PREFEITURA VAI REMOVER BARONESAS DO RIO CACHOEIRA EM CARÁTER EMERGENCIAL
PREFEITURA VAI REMOVER BARONESAS DO RIO CACHOEIRA EM CARÁTER EMERGENCIAL
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
De acordo com uma sentença proferida na Ação Civil Pública nº 8009435 27.2022.8.05.0113., a Justiça determinou ao município de Itabuna, a remoção das baronesas que atualmente infestam o leito do rio Cachoeira. A ordem judicial obriga que além da retirada, também seja feito o manejo ambientalmente adequado das baronesas, que deverão ser destinadas a um aterro sanitário localizado às margens da BR-415.
Para dar cumprimento à ordem judicial, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, João Carlos Oliveira, emitiu a Portaria 5/2025, que autoriza, "em caráter emergencial e temporário", para a remoção e o manejo das macrófitas aquáticas (baronesas) acumuladas no leito do rio no trecho correspondente à ponte em construção da av. Amélia Amado, visando à prevenção de danos estruturais, sanitários e ambientais, e à manutenção da segurança pública e da integridade da obra.
ILHÉUS SE ANTECIPA
Para evitar que essas baronesas sigam o curso natural do rio em direção ao mar e desemboquem nas praias de Ilhéus, o município vizinho se antecipou para executar uma ação conjunta entre as duas cidades com o apoio da CVR Costa do Cacau visando a remoção de cerca de 800 toneladas de baronesas que "sempre nessas épocas de chuvas causam estragos ao meio ambiente além de trazer prejuízos para o turismo", segundo ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Machado.