Skip to main content

DIRETORIA COLOCA FUNCIONÁRIOS A PAR DA DEVOLUÇÃO DA EMASA PARA EMBASA

DIRETORIA COLOCA FUNCIONÁRIOS A PAR DA DEVOLUÇÃO DA EMASA PARA EMBASA

| Tonet | Blog
Emasa reúne funcionários para explicar as tratativas sobre a devolução da empresa municipal para a EMBASA (foto: arquivo)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A diretoria da EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) fez uma reunião nesta quarta-feira (15) para informar aos funcionários da empresa como está o atual estágio das tratativas entre o governo Municipal e governo do Estado para que a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) volte a operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Itabuna.  

De acordo com o presidente da EMASA, Ivan Maia, a prioridade da diretoria e do prefeito Augusto Castro (PSD) é assegurar que, com a eventual mudança, os colaboradores da empresa municipal não sofrerão nenhum tipo de prejuízo.

“Até agora nas tratativas está sendo negociado o aproveitamento de boa parte da nossa mão-de-obra pela EMBASA. Mas, com vínculo empregatício na EMASA”, explicou.

DESAFIO DE 400 MILHÕES

Mesmo citando alguns avanços no setor de abastecimento, Maia, ressaltou que “existe o desafio determinado pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico de coletar, tratar e dar destino correto ao esgoto sanitário, atendendo 90% do município até 2033. E isso requer recursos estimados em R$ 400 milhões”, ressaltou.

Para atender o Marco Legal foi feito um estudo para encontrar a melhor forma. Dentre elas, a concessão, manter a empresa com o município ou retornar para o Estado.

NOVAS FUNÇÕES

Ainda segundo Maia, possivelmente a EMASA passe a ser uma autarquia ou continue como empresa municipal para gerir o sistema de drenagem, resíduos sólidos e a manutenção da cidade e prédios públicos.

“A EMASA terá uma nova definição, se responsabilizando pelo sistema de drenagem da cidade e a gestão dos resíduos sólidos. Além disso, também o que envolve a zeladoria do município, a exemplo da poda de árvores, iluminação pública e a manutenção de vias públicas. Então, o restante do quadro de colaboradores atuará na execução dessas demandas”, pontuou o presidente da Emasa.

Leia também