Skip to main content

RUI INAUGURA HOSPITAL MATERNO-INFANTIL E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DA DUPLICAÇÃO ILHÉUS-ITABUNA

RUI INAUGURA HOSPITAL MATERNO-INFANTIL E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DA DUPLICAÇÃO ILHÉUS-ITABUNA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, *será inaugurado nesta segunda-feira (29), pelo governador Rui Costa. A unidade vai funcionar como referência para toda a região sul da Bahia, em cirurgia pediátrica e parto de alto risco. O governador também assinará ordem de serviço para construção de 18km da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o hospital conta com 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região de Ilhéus, com funcionamento 24 horas, acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. A unidade conta ainda com 5 leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

A nova unidade está estruturada para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. “Será garantido atendimento humanizado e resolutivo; acolhimento com classificação de risco; boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério; atenção especializada em pediatria, além de certificação como ‘Hospital Amigo da Criança’”, informa a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim.

Além da realização de partos e da internação, o novo hospital unidade ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo, ainda, procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.

DUPLICAÇÃO OU NOVA VIA DE ACESSO?

Com investimentos previstos de R$ 142,6 milhões, a nova via terá extensão de 18 km, duplicando a ligação entre as duas principais cidades do sul do estado e contribuindo para o desenvolvimento de toda a região, explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Evitando falar em duplicação e sim em “nova via de acesso”, o secretário acrescenta ainda que “a implantação do novo trecho de estrada vai permitir a melhoria do deslocamento entre ambos os municípios com mais conforto e segurança, pois passará a ser feito em um trajeto de mão única. Uma obra que beneficia mais de 511 mil moradores na região e facilitará o deslocamento para quem sai do Sul baiano em direção ao Oeste, Meio Oeste e Extremo sul do estado. Isso contribuirá no escoamento da produção agrícola, principalmente de grãos em direção ao Porto do Malhado, em Ilhéus, no turismo do Sul baiano e no transporte de minério da região de Brumado”, destaca o secretário.

 

Leia também