ITABUNA. ONDA DE VANDALISMO PREOCUPA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
ITABUNA. ONDA DE VANDALISMO PREOCUPA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Uma onda de ataques de vândalos ao patrimônio público vem preocupando a administração municipal nos últimos meses, muito embora, a Prefeitura de Itabuna já ter revitalizado 25 praças com mobiliários urbanos, lixeiras, instalações elétricas e hidráulicas novas, quiosques padronizados e até banheiros.
A constante onda de vandalismo além do uso inadequado dos espaços públicos vêm trazendo sérios transtornos e onerando o erário municipal.
ALVOS
A Prefeitura tem lidado diariamente com a situação e tentado consertar os danos que se espalham por vários pontos da cidade. Na Alameda da Juventude, primeira etapa do projeto da Orla do Beira-Rio, a academia ao ar livre foi danificada. Além disso, foi identificado furtos das plantas dos canteiros e dos mobiliários de concreto.
Já na praça de alimentação na Pça. Pastor Hélio Lourenço (Praça do Cacau/Góes Calmon)), estruturas de concreto foram arrancadas e na Pça. Camacã, a bomba da fonte luminosa e o quadro de energia danificados.
A onda de vandalismo também se estende ao sistema de iluminação pública que, sucessivamente faz a reposição de cabeamento de energia, refletores e lâmpadas.
CRIME
Os danos ao patrimônio público causam insegurança, menos qualidade de vida e alto custo ao erário municipal, além de se constituir em crime previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro (CPB), pena de reclusão de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência se houver.