Skip to main content

TITULAR DA SIURB PROSSEGUE INSPECIONANDO CANTEIROS DE OBRAS EM ITABUNA

TITULAR DA SIURB PROSSEGUE INSPECIONANDO CANTEIROS DE OBRAS EM ITABUNA

| Tonet | Blog
Titular da Secretaria da Infraestrutura e Urbanismo, Sonia Fontes prossegue cumprindo agenda de inspeção às diversas obras que estão sendo desenvolvidas em Itabuna (foto: Pedro Augusto/PMI)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, visitou nesta quarta-feira (dia 17), canteiros de obras e serviços das principais obras estruturantes e de desenvolvimento urbano da cidade.

No início do mês de setembro, técnicos da empresa Supervisora Modera fizeram análises laboratoriais para verificar a qualidade do subleito (camada mais profunda do solo) da Av. Princesa Isabel, já que toda extensão de área do complexo viário fica localizada sobre um lençol freático da Bacia do Rio Cachoeira, cuja umidade estava inviabilizando o fluxo da obra.

Após a constatação positiva das análises, as equipes iniciaram a etapa de reforço do subleito (fase essencial para criar estabilidade no solo).

A próxima fase será a de execução da sub-base e base (camadas estruturais que suportam as cargas do tráfego e distribuem as tensões para as camadas inferiores). Por fim, haverá o revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

NOVA PONTE

Ainda neste mesmo dia, a titular da SIURB esteve no canteiro de obras da nova ponte, que ligará a Av. Amélia Amado ao bairro da Conceição.

No leito do rio, a secretária observou a realização da concretagem das sapatas (base de concreto armado que recebe a carga da estrutura como pilares e a distribuem de forma segura e garante a estabilidade da ponte), executada pela empresa subcontratada Massa Fort Concreto.

De acordo com Sônia, as obras e serviços estão dentro do esperado no cronograma de execução. “A gente está no andamento da concretagem para preparação dos blocos de fundação para a ponte nova. Já na Princesa Isabel estamos preenchendo a base, a sub-base das novas avenidas”, ressaltou a secretária.

Leia também