SESAB NEGA SURTO DE HIV/AIDS ENTRE JOVENS NA BAHIA E ALERTA PARA FAKE NEWS
SESAB NEGA SURTO DE HIV/AIDS ENTRE JOVENS NA BAHIA E ALERTA PARA FAKE NEWS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) negou que exista um surto de HIV/Aids entre jovens de 14 a 19 anos no Estado, após publicações em redes sociais e portais divulgarem que mais de 11 mil casos foram registrados nas últimas semanas.
Segundo a pasta, até o início de agosto de 2025, foram notificados 93 casos nessa faixa etária; em 2024, 184 casos; e em 2023, 158 registros.
INFORMAÇÕES IRRESPONSÁVEIS
Em nota, a Sesab classificou essas informações como “irresponsáveis” e não correspondem à realidade dos fatos e a população deve buscar dados em fontes oficiais e confiáveis”.
De acordo com dados oficiais considerando todas as idades, a Bahia diagnosticou 11.187 casos de HIV/Aids entre janeiro de 2023 e agosto de 2025. Desses, 168 casos foram em pessoas de 10 a 19 anos, enquanto a maior concentração está na faixa etária de 20 a 34 anos, com 5.212 registros.
“Estamos intensificando ações de prevenção combinada, ampliação do diagnóstico e integração entre serviços para reduzir as barreiras que dificultam o acesso ao tratamento, especialmente para adolescentes e jovens”, reforçou a secretaria.
Além do alerta contra fake news, a Sesab informou que segue promovendo campanhas educativas e ampliando o acesso a testes rápidos e profilaxias, com foco na redução da transmissão do vírus e no acompanhamento qualificado das pessoas vivendo com HIV.