Skip to main content

HOSPITAL DE BASE EXPLICA OCORRIDO COM PACIENTE QUE FOI DECLARADO MORTO E SOBREVIVEU

HOSPITAL DE BASE EXPLICA OCORRIDO COM PACIENTE QUE FOI DECLARADO MORTO E SOBREVIVEU

| Tonet | Blog
Idoso de 72 anos foi declarado morto com direito à atestado de óbito no Hospital de Base de Itabuna,, mas voltou à vida quase uma hora depois para espanto da equipe médica que o atendia (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Episódio inusitado ocorrido no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães quando o idoso Damião José dos Santos de 72 anos foi declarado morto e em seguida, , “ressuscitou”, levou a Prefeitura de Itabuna a emitir uma nota oficial explicando a realidade dos fatos. 

O paciente diagnosticado com pneumonia estava na UTI daquela unidade hospitalar quando apresentou um quadro de parada cardiorrespiratória. As medias de reanimação foram atestadas, mas as equipes médicas constataram o seu falecimento, avisaram à família inclusive, emitindo o atestado de óbito para o devido funeral e subsequente sepultamento.

RESSUSCITOU?”

Por mais de uma hora, s família esteve envolvida num momento de despedida e na agilização dos trâmites burocráticos para o sepultamento quando o paciente abriu os olhos e os enfermeiros constataram que Damiâo ainda estava vivo.

A partir daí, a direção HBLEM se apressou a emitir um comunicado onde relata os procedimentos efetuados pela equipe médica que o atendia, ressaltando que. todas as assistências foram mantidas por 15 minutos, sem quaisquer sinais vitais.

Após o período de observação mencionado, foi constatado o óbito do paciente, corroborado por um segundo médico, assim como por toda a equipe que lhe prestava assistência, quando familiares foram prontamente informados.

Cerca de uma hora após o evento acima relatado, percebeu-se discretos movimentos respiratórios, sendo imediatamente reiniciada todas as assistências e procedimentos para a estabilização do referido paciente”.

Fechando a nota, o HBLEM conclui que, “contrariando as expectativas diante da gravidade da situação, o paciente evolui com critérios objetivos de melhora clínica.

Apesar de raro, o fenômeno testemunhado neste caso é bem relatado na literatura médica, com casos de constatação de óbito que apresentaram posterior retorno espontâneo da circulação”.

Leia também