Skip to main content

AEROPORTO DE ITABUNA VOLTA A SER NOTÍCIA COMO PRIORIDADE DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL

AEROPORTO DE ITABUNA VOLTA A SER NOTÍCIA COMO PRIORIDADE DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL

| Tonet | Blog
Depois de vários anos interditado, o aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho aqui em Itabuna volta a ter esperança de ser reativado após reivindicação do Aeroclube de Itabuna contando com o apoio da atual gestão municipal (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Durante entrevista no programa “De Cara Com o Líder – pelo interior” na Rádio Baiana 89.3 FM, e no portal BNewsTV, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), revelou que o aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho aqui em Itabuna é prioridade nesse seu segundo mandato á frente da administração municipal.

Ele revelou que tem estudos de viabilidade e já com projeto sendo finalizado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), com contrapartida da Prefeitura, observou.

De acordo com o prefeito,” Itabuna precisa de um aeroporto com pista de 1.800 metros de extensão para aviação regional. “Será um aeroporto para pequenas aeronaves, mas também poderão operar grandes aeronaves”, ressaltou

Por outro lado, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes tem efetuado estudos junto ao governo da Bahia, e a conversa deverá ser estendida com o superintendente Saulo Pontes, da SIT da SEINFRA-BA. 

BATALHA DE DÉCADAS

Fundado no ano de 1958 como aérodromo pelo então prefeito Francisco Ferreira da Silva, o aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho possui apenas 300 m de pista de terra batida. Na década de 1980, com recurso do governo do Estado, o equipamento foi totalmente ampliado e requalificado. Lembrando que, o Aeroclube de Itabuna é coproprietário do aeroporto mediante a doação de 7,5 hectares à entidade pelo coronel Tertuliano Pinho. Na gestão do ex-prefeito Fernando Gomes, o aeroporto voltou novamente a ser reativado, mas devido a problemas estruturais teve que ser interditado. 

Recentemente, o presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio José Borges de Oliveira, fez a entrega de um ofício à Prefeitura de Itabuna elencando as providências para que o aeroporto volte a operar em segurança . Por conta disso, é preciso preparar a visita do corpo técnico do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA), responsável pela avaliação das condições operacionais do aeroporto.

A roçagem da vegetação, remoção de entulhos nas margens da pista, recuperação do muro danificado com a enchente do Rio Cachoeira e pintura das linhas guia estão entre os pedidos além de melhoria da acessibilidade entre os bairros Bananeira e Lomanto Junior visando oferecer mais segurança na questão da mobilidade dos moradores daquela área no entorno do aeroporto.  

 

 

Leia também