Skip to main content

COMEÇA SEGUNDA ETAPA DE OBRAS DO COMPLEXO VIÁRIO DO SÃO CAETANO

COMEÇA SEGUNDA ETAPA DE OBRAS DO COMPLEXO VIÁRIO DO SÃO CAETANO

| Tonet | Blog
Segunda etapa de obras do complexo viário do São Caetano que inclui a construção de um viaduto demanda sacrifício de árvores em nome do progresso e da mobilidade urbana segundo destaca a SIURB (foto: divulgação/PMI)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou esta semana a segunda etapa das obras e serviços de construção do complexo viário da av. Princesa Isabel, que inclui a construção de um viaduto sobre a atual rotatória. 

Segundo a secretária, “agora vamos sentir a complexidade da obra que vai resolver os problemas de um grande gargalo de mobilidade urbana”.

VETORES DE CRESCIMENTO

“Os grandes vetores de crescimento da cidade estão na região do São Caetano, onde novas avenidas serão abertas e a integração urbana passa pelas radiais, como Princesa Isabel e Manoel Chaves, coletoras de tráfego. O projeto em si teve início pelo lado esquerdo da avenida, com a recuperação da rede de drenagem. Agora, estamos no lado oposto com a etapa dois, com a construção de nova via. No futuro teremos quatro novas pistas para ordenar o tráfego que vem do viaduto e de parte da rotatória, com nova ciclovia”, destaca Sônia Fontes.

REMOÇÃO DE ÁRVORES

A secretária, acompanhada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, visitou o canteiro e disse que árvores exóticas e poucas espécies da Mata Atlâ6tica tiveram que ser removidas “.

Ainda de acordo com a titular da SIURB,  “essa supressão da vegetação, só foi possível a partir da liberação das licenças ambientais que permitiram o início desta etapa. “Vamos remover as árvores fazendo a compensação de cinco mudas para cada árvore exótica e 10 unidades quando forem espécies nativas de acordo com a determinação do Instituto do Meio Ambiente (INEMA) e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para a compensação”, justificou.

“Por isso, temos que ocupar essa área verde em que vamos relocar a linha de postes com a Neoenergia Coelba para surgir a grande avenida que complementa o sistema viário. A ideia é dividir o tráfego de veículos, pondo fim às retenções e engarrafamentos e transtornos. Fizemos o planejamento com a empresa Coelba em conjunto com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo”, ressaltou.

Leia também