BARROSO PODE DEIXAR STF E LULA JÁ TEM QUATRO NOMES PARA OCUPAR SUA VAGA
BARROSO PODE DEIXAR STF E LULA JÁ TEM QUATRO NOMES PARA OCUPAR SUA VAGA
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Aos 67 anos, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barroso, se diz frustrado com a atual situação do judiciário e tem feito declarações sobre uma saída definitiva da Corte, uma vez que, é muito ruim o ambiente de trabalho bem como a repercussão negativa perante a opinião pública. Barroso aponta o midiático protagonismo do ministro Alexandre de Moraes que vem tumultuando uma série de decisões em processos polêmicos que investiga a “suposta” tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
IMPOTENTE
Nos bastidores, o ministro muitas vezes tem se declarado impotente para reverter o quadro atual e que já pensa numa provável saída no final de setembro quando deverá passar o comando do STF, para Edson Fachin.
Lembrando que, as sanções impostas pelo governo de Donald Trump têm levado muita preocupação a todos seus colegas do STF, até porque de todos os 11 ministros do STF, Barroso é o único que tem mais ligações com os Estados Unidos. Além de ter imóvel (declarado) em Miami ele passa temporadas de estudos em Harvard e a exemplo de Moraes também poderá vir a ser atingido pela Lei Magnitsky.
COTADOS
Caso a saída de Barroso seja confirmada, Lula já tem quatro possíveis candidatos para substituí-lo no STF. São eles: Bruno Dantas (TCU), Jorge Messias (AGU), Rodrigo Pacheco (ex-presidente do Senado) e Vinícius Carvalho da CGU.