Skip to main content

DE NOVO, PONTE DO RIO JEQUITINHONHA NA BR-101 É INTERDITADA PARA VEÍCULOS PESADOS

DE NOVO, PONTE DO RIO JEQUITINHONHA NA BR-101 É INTERDITADA PARA VEÍCULOS PESADOS

| Tonet | Blog
DNIT volta a interditar a ponte do rio Jequitinhonha na BR-101 (trecho de Itapebi) devido a falhas estruturais que poderiam trazer riscos aos motoristas; a circulação está autorizada somente para veículos leves (carros de passeio, ambulâncias, vans de passageiros e viaturas . Veículos pesados como caminhões, carretas, reboques e caçambas estão proibidos (foto (reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Pela terceira vez, a travessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, localizado em trecho da cidade de Itapebi no sul da Bahia, voltou a ser fechada no sábado (2), para veículos pesados.

De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a medida foi tomada, vez que após um trabalho de monitoramento de carga realizada na ponte, foi constatada uma variação em relação aos limites estruturais suportados durante a passagem de veículos mais pesados.

SÓ VEÍCULOS LEVES

Dessa forma, o DNIT o tráfego está suspenso para veículos pesados: ônibus de toda a natureza, caçambas, reboques, caminhões e carretas com a finalidade de preservar a segurança estrutural da ponte e, principalmente, a integridade física dos condutores e pedestres.

A medida já entrou em vigor e será mantida até que uma análise mais precisa estabeleça que a segurança estrutural da ponte não está sendo afetada pelos veículos pesados. 

Por enquanto, estão autorizados os seguintes tipos de veículos:

  • Carros de passeio;
  • Vans de passageiros;
  • Ambulâncias;
  • Viaturas policiais.

Lembrando que, mês passado o ministro dos Transportes, Renan Filho informou que já foram autorizados os serviços emergenciais de reforço da ponte sobre o rio Jequitinhonha e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da existente.

O investimento para a construção da nova ponte (com 510 mts de extensão) é da ordem de aproximadamente R$ 104,7 milhões com prazo de conclusão em um ano.  

DESVIOS

Enquanto isso, desvios provisórios foram implantados de última hora numa área que aumenta o percurso em cerca de três horas numa estrada precária, mal sinalizada, onde vários veículos têm ficado atolados e em alguns casos, tombados.

Confira abaixo as opções de desvios:

  • Para ambos os sentidos da BR-101: Seguir pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acessar a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646;
  • Sentido Espírito Santo  Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no extremo sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais;
  • Sentido Itabuna  Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste.

Leia também