MINISTÉRIO DA CULTURA CLASSIFICA ITABUNA COMO NÃO HABILITADA PARA RECEBER RECURSOS DO PROGRAMA ALDIR BLANC
MINISTÉRIO DA CULTURA CLASSIFICA ITABUNA COMO NÃO HABILITADA PARA RECEBER RECURSOS DO PROGRAMA ALDIR BLANC
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Segundo divulgado pelo Ministério da Cultura (MINC) no resultado da aferição do percentual de execução dos recursos do ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Itabuna não foi contemplada para receber a segunda remessa. De acordo com a regra, somente os municípios que executaram, pelo menos, 60% da verba estão habilitados para receber a segunda remessa, referente a 2025. Como não havia executado o dinheiro até a data da aferição (7 de julho), Itabuna consta entre os municípios não habilitados para a obtenção da verba.
EM EXECUÇÃO
Segundo explicação da responsável pelo setor de Planejamento, Projetos e Pesquisa da FICC, Bruna Setenta, o status atual não impedirá Itabuna de obter recursos da Aldir Blanc, “apenas adiará o recebimento”.
“O Ministério tinha estabelecido que os municípios teriam que gastar esses recursos até o dia 31 de junho, 60%, mas a gente ainda está em processo de execução. O importante é que as pessoas compreendam que o fato de constarmos lá como inabilitado não quer dizer que os R$ 5 milhões que captamos nós teremos qualquer obrigatoriedade de devolução ou estaremos fora do processo”, justificou.
Por outro lado, o MINC esclareceu que mesmo com o status de não habilitado, isso não impede que o município receba os recursos do primeiro ciclo. “Porém, só poderá receber no próximo exercício, em data a ser anunciada, desde que tenha executado no mínimo 60% do recurso do primeiro ciclo”.