FESTIVAL VAI TER ÁRVORE DE NATAL DE CHOCOLATE EM ILHÉUS
FESTIVAL VAI TER ÁRVORE DE NATAL DE CHOCOLATE EM ILHÉUS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A comemoração antecipada do Natal em Ilhéus, no Sul da Bahia, acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro no 12° Festival do Internacional do Chocolate e Cacau. O evento, que será realizado no estacionamento do Centro de Convenções, já prevê a corrida por um recorde: a produção e exposição de uma árvore de Natal feita com 350kg de chocolate, medindo mais de dois metros de altura.
O responsável pela façanha será o chef Abner Ivan, diretor executivo do Clube dos Padeiros e Confeiteiros do Brasil (Cpac Brasil). Ele foi Campeão da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2015, categoria Chocolate etapa Brasil, e finalista da Word Chocolat Masters, etapa Sul Americana 2014/2015. Paulista, (33 anos) e com experiência internacional, Abner vai substituir a tradicional estrela, que costuma ocupar o topo da árvore, por uma flor de cacau e as conhecidas bolas natalinas por miniaturas coloridas de cacau.
INEDITISMO
Segundo o organizador do evento, Marco Lessa, a ideia da árvore nestas proporções é inédita no Brasil e o investimento na escultura de chocolate revela o interesse dos idealizadores do Festival em marcar uma espécie de recomeço, após tantas perdas provocadas pela pandemia da Covid-19. Lessa observa que “o Natal é a segunda ‘Páscoa’ para o mercado do chocolate e as nossas marcas de origem mereciam essa oportunidade, além de marcar a retomada do turismo e dos eventos do setor”.
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil. Durante a programação, entre cursos, palestras e workshops, são colocados em destaque os derivados do cacau além de manifestações culturais, artísticas, econômicas e sociais que compõem o cultivo, o beneficiamento e a comercialização do produto agrícola.