CASOS SUSPEITOS DE GRIPE AVIÁRIA NO SUL DA BAHIA SÃO DESCARTADOS PELA ADAB
CASOS SUSPEITOS DE GRIPE AVIÁRIA NO SUL DA BAHIA SÃO DESCARTADOS PELA ADAB
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) informou nesta quinta-feira (29) que os casos que estavam sob investigação para síndrome respiratória e nervosa em aves, nos municípios de Ilhéus e Aurelino Leal, deram resultado negativo para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, a "Gripe Aviária". As amostras foram analisadas pelo laboratório LFDA/MAPA, e após a divulgação do resultado a suspeita foi descartada.
SOB VIGILÂNCIA
Mesmo com os casos negativos, a Adab mantém as ações de vigilância. “A prioridade, nesse momento, é o atendimento à Síndrome Respiratória e Nervosa (SRN) em aves, reforçando a informação quanto à importância das medidas de biossegurança na produção avícola e os cuidados em evitar contato direto com aves doentes, mortas e seus dejetos”, alerta a coordenadora de vigilância epidemiológica da Adab, Camila Andrade.
De acordo com a médica veterinária, são indicativos da doença sinais respiratórios e neurológicos, dificuldade respiratória, tosse, torcicolo, diarreia, uma alta mortalidade ou até mesmo uma queda abrupta na produção de ovos. “Nesses casos, a orientação é que não haja o manejo das aves e seja feito o contato imediato com a Adab”, explica.
Para notificações, a Adab está disponibilizando canais de atendimento como o site adab.ba.gov.br (no ícone de Notificação de Doenças e Pragas, na aba “Informações ao Produtor”), o telefone (71) 3194-2098/2099 ou presencialmente em um dos 383 escritórios espalhados pela Bahia.
Também é recomendado que, caso se encontre aves silvestres residentes e migratórias com sintomas respiratórios e nervosos, é preciso informar através do disque fauna do Inema, pelo telefone (71) 99661-3998 e caso algum humano tenha contato com aves com sintomatologia característica deve entrar em contato com a Divep, por meio do e-mail