Skip to main content

JANJA CONDECORADA COM A ORDEM DO MÉRITO CULTURAL AO LADO DE NOMES COMO FERNANDA TORRES (ATRIZ); MARCELO RUBENS PAIVA (ESCRITOR); E DA FILÓSOFA MARILENA CHAUÍ

JANJA CONDECORADA COM A ORDEM DO MÉRITO CULTURAL AO LADO DE NOMES COMO FERNANDA TORRES (ATRIZ); MARCELO RUBENS PAIVA (ESCRITOR); E DA FILÓSOFA MARILENA CHAUÍ

| Tonet | Blog
Primeira-dama Janja da Silva é condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, na classe Grã-Cruz, a mais alta distinção da principal honraria cultural do Brasil (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Por seus “relaevantes serviços” prestados à cultura brasileira, a primeira-dama Janja da Silva Por seus “relevantes serviços” prestados à cultura nacional, a primeira-dama da República, Janja da Silva, foi condecorada, com a Ordem do Mérito Cultural, na classe grã-cruz, a mais alta distinção da principal honraria cultural do Brasil. A condecoração foi entregue pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

OUTROS HOMENAGEADOS

Além de Janja, também foram agraciados com a comenda, a atriz Fernanda Torres, o cineasta Walter Salles (atriz e diretor do filme “Ainda estou aqui”, respectivamente) e o escritor Marcelo Rubens Paiva.

A distinção da Grã-Cruz é superior à concedida aos escritores Conceição Evaristo e Dalton Trevisan (in memoriam). Na mesma cerimônia, também foram homenageados, o ativista indígena Daniel Munduruku7; o rap Emicida; a historiadora Lilia Schwarz; e a filósofa Marilena Chauí, dentre outros.

A lista dos 41 homenageados com a medalha da Grã-Cruz incluiu os artistas Alceu Valença, Alcione, Arlindo Cruz, Xuxa Meneghel, Chitãozinho e Xororó, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Zezé Motta, Leci Brandão, Chico César e Tia Surica. Entre as homenagens póstumas, estão os músicos e cantores Beth Carvalho, Aldir Blanc, Marília Mendonça e o ator Paulo Gustavo.

Além de Janja, a condecoração foi entregue para outras 111 pessoas e 14 instituições, em uma solenidade, em Brasília. O evento marcou a comemoração dos 40 anos do MinC.

Em seu discurso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, saudou Janja como "parceira e companheira da cultura brasileira". Socióloga de formação, a primeira-dama fez carreira como servidora da Itaipu Binacional.

ACÚMULO DE CONDECORAÇÕES

Lembrando que desde o início do seu mandato, o presidente Lula já entregou à Janja outras condecorações:

MEDALHA DE MÉRITO OSWALDO CRUZ

- por contribuições ao bem-estar físico e mental dos brasileiros, especialmente por sua atuação no Movimento Nacional pela Vacinação e na promoção da imunização nas redes sociais.

DIPLOMA BERTHA LUZ

- o Senado Federal concedeu a Janja o Diploma Bertha Lutz, que homenageia mulheres que oferecem contribuições relevantes na defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil.

MEDALHA TIRADENTES

- a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro homenageou Janja com a Medalha Tiradentes, uma das mais altas honrarias do Estado, em reconhecimento aos seus serviços prestados à sociedade.

OFICIAL DA ORDEM NACIONAL DA LEGIÃO DE HONRA DA FRANÇA

- o presidente francês Emmanuel Macron condecorou Janja como oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta distinção do governo francês, por seu destaque em temas importantes para a França no cenário mundial.

GRÃ CRUZ DA ORDEM DO INFANTE DOM HENRIQUE EM PORTUGAL   

- recebeu do presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, que reconhece serviços relevantes à projeção da cultura portuguesa no mundo.

 

 

 

 

 

Leia também