Skip to main content

MINISTRO DIZ QUE NOVA PONTE DO JEQUITINHONHA SÓ DAQUI A UM ANO

MINISTRO DIZ QUE NOVA PONTE DO JEQUITINHONHA SÓ DAQUI A UM ANO

| Tonet | Blog
Interdição da ponte sobre o rio Jequitinhonha na BR-101 obriga motoristas a circularem em rotas precárias criadas pelo DNIT com registros de engarrafamentos, acidentes e atoleiros que têm gerado muitos protestos e reclamações (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Contrariando todas as expectativas, o ministro do Transportes, Renan Filho, esteve aqui na Bahia e anunciou que a ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101 (trecho de Itapebi) será demolida para dar lugar a uma nova que só deverá estar concluída daqui a um ano.

Segundo o ministro, o governo federal já decidiu pela reconstrução completa da ponte. Enquanto o novo projeto não é iniciado, será feito mais um teste de carga com o objetivo de avaliar a possibilidade de liberar o tráfego de veículos leves.

“A ponte do Rio Jequitinhonha é prioridade. O governo federal vai reconstruir a estrutura e, até lá, estamos trabalhando para viabilizar soluções provisórias, como a liberação de veículos leves, desde que haja segurança. A população pode ter certeza do nosso compromisso com essa obra”, ressaltou o ministro

ROTAS ALTERNATIVAS PRECÁRIAS

Com a interdição da ponte por conta da estrutura estar completamente comprometida e sem condições de oferecer segurança aos motoristas, o DNIT ( Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) criou rotas alternativas com desvios em estradas de terra precárias que têm causado grandes congestionamentos de carretas, ônibus que vem gerando protestos de condutores de veículos automotores.  

Numa dessas rotas, o tráfego foi desviado por uma estrada de terra conhecida como “desvio da Veracel”, que passa pelo distrito de Santa Maria Eterna, no município de Belmonte. Porém, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) está orientando motoristas de veículos com peso acima de 29 toneladas para que evitem o desvio por essa estrada da Veracel, recomendando rotas alternativas mais adequadas.

Leia também