Skip to main content

GRIPE AVIÁRIA. RIO GRANDE DO SUL DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR 60 DIAS

GRIPE AVIÁRIA. RIO GRANDE DO SUL DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR 60 DIAS

| Tonet | Blog
Gripe aviária levou Rio Grande do Sul a decretar estado de emergência e impor barreiras sanitárias na área onde iniciou o surto (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

O Rio Grande do Sul decretou estado de emergência em saúde animal por 60 dias após confirmação de focos da gripe aviária no Estado. O estado de emergência recai sobre doze municípios gaúchos: Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.

O foco da influenza aviária foi registrado em Montenegro, no Vale do Caí, após confirmação do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os vírus foram constatados em uma granja avícola de reprodução e em aves silvestres num zoológico de Sapucaia do Sul.

O QUE É

A influenza aviária também conhecida como gripe aviária é uma doença causada pelo vírus da influenza que pode afetar aves e levá-las até a morte. Em alguns casos,  pode afetar mamíferos.

A doença é altamente contagiosa e pode ocasionar morte súbita além de ser transmitida facilmente entre aves. Os sintomas mais comuns são muco nasal, queda na produção de ovos, hemorragias e inchaço.

RISCO BAIXO ENTRE HUMANOS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o risco de contaminação entre humanos é baixo e o vírus ainda não adquiriu capacidade de transmissão sustentada. A OMS também avalia o desenvolvimento de possíveis vacinas contra esse agente infeccioso.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de aves e ovos é seguro por conta de que a gripe aviária não é transmitida por ingestão de alimentos devidamente fiscalizados. O risco, porém, está no contato direto com aves infectadas, não no consumo de produtos de origem animal.

Em caso de suspeita a população deve procurar evitar tocar em animais mortos ou doentes e seguir as orientações sanitárias.

VETO À IMPORTAÇÃO

Até o momento esses são os países que já suspenderam a importação do frango brasileiro: China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Arábia Saudita , Emirados Árabes e Filipinas.

Leia também