GRIPE AVIÁRIA. RIO GRANDE DO SUL DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR 60 DIAS
GRIPE AVIÁRIA. RIO GRANDE DO SUL DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR 60 DIAS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O Rio Grande do Sul decretou estado de emergência em saúde animal por 60 dias após confirmação de focos da gripe aviária no Estado. O estado de emergência recai sobre doze municípios gaúchos: Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.
O foco da influenza aviária foi registrado em Montenegro, no Vale do Caí, após confirmação do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os vírus foram constatados em uma granja avícola de reprodução e em aves silvestres num zoológico de Sapucaia do Sul.
O QUE É
A influenza aviária também conhecida como gripe aviária é uma doença causada pelo vírus da influenza que pode afetar aves e levá-las até a morte. Em alguns casos, pode afetar mamíferos.
A doença é altamente contagiosa e pode ocasionar morte súbita além de ser transmitida facilmente entre aves. Os sintomas mais comuns são muco nasal, queda na produção de ovos, hemorragias e inchaço.
RISCO BAIXO ENTRE HUMANOS
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o risco de contaminação entre humanos é baixo e o vírus ainda não adquiriu capacidade de transmissão sustentada. A OMS também avalia o desenvolvimento de possíveis vacinas contra esse agente infeccioso.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de aves e ovos é seguro por conta de que a gripe aviária não é transmitida por ingestão de alimentos devidamente fiscalizados. O risco, porém, está no contato direto com aves infectadas, não no consumo de produtos de origem animal.
Em caso de suspeita a população deve procurar evitar tocar em animais mortos ou doentes e seguir as orientações sanitárias.
VETO À IMPORTAÇÃO
Até o momento esses são os países que já suspenderam a importação do frango brasileiro: China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Arábia Saudita , Emirados Árabes e Filipinas.