Skip to main content

PRÁTICAS EM SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS DA SANTA CASA TÊM RECONHECIMENTO DA ANVISA

PRÁTICAS EM SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS DA SANTA CASA TÊM RECONHECIMENTO DA ANVISA

| Tonet | Blog
Hospitais da Santa Casa são reconhecidos pela Anvisa por práticas em segurança do paciente (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Os hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, unidades administradas pela Santa Casa de Itabuna, foram classificados com alta conformidade na Autoavaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente de 2024, promovida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O reconhecimento reafirma o compromisso das unidades com a excelência na assistência, com foco em estrutura, processo e gestão de risco.

A avaliação é baseada em 21 indicadores que analisam o cumprimento de medidas voltadas à segurança do paciente, envolvendo desde a estrutura física, fluxos, protocolos clínicos e ações de gestão do cuidado até a atuação dos Núcleos de Segurança do Paciente e das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

ATUAÇÃO INTEGRADA

Para a coordenadora de Qualidade da Santa Casa, Samilla Seara, “o trabalho coletivo e o compromisso com a melhoria contínua é fruto da atuação integrada das equipes assistenciais, de apoio e administrativas” , observa.

Já a diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, Maria Carolina Reis, reforça a importância da padronização de processos para instituições que lidam com pacientes de alta complexidade: “a segurança do paciente é um valor inegociável principalmente em um hospital de alta complexidade como o nosso”, enquanto a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabia Chávez, comemora a conquista como reflexo do amadurecimento institucional. “Essa avaliação é um termômetro da maturidade das nossas práticas e da cultura segurança, enfatiza.

Leia também