CÂMARA DE DEPUTADOS PODERÁ TER AUMENTO DE CADEIRAS PASSANDO DE 513 PARA 527
CÂMARA DE DEPUTADOS PODERÁ TER AUMENTO DE CADEIRAS PASSANDO DE 513 PARA 527



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Neste segundo semestre uma proposta polêmica estará sendo debatida na Câmara dos Deputados que permitirá m ajuste no número de integrantes das bancadas estaduais e do Distrito Federal na Casa. Esse ajuste passaria a vigorar na próxima legislatura em 2027, observando o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lembrando que, em 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) já havia decidido que o número de deputados de cada Estado deva ser revisto, em razão do Censo de 2022. Dessa forma, o STF determinou que o Congresso Nacional edite, até 30 de junho deste ano, uma lei revisando a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada Estado.
MAIS 14: MAIS DESPESAS
Por outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já vem sinalizando a construção de um acordo com o STF para aumentar o número de deputados federais. Com isso, a Casa passaria a ter mais 14 deputados federais, além dos atuais 513, totalizando 527. Essas novas vagas seriam destinadas aos Estados com aumento populacional, sem a necessidade de reduzir a bancada dos Estados que tiveram queda na população, de acordo com o IBGE.
Caso essa proposta seja aprovada, haverá um aumento de despesas por conta não só da remuneração dos novos deputados, bem como, o pagamento do auxílio moradia, verba de gabinete e contratação de assessores para atender os novos parlamentares.