BOLSONARO SOBREVOA ÁREA DE ENCHENTES E LIBERA RECURSOS PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS
BOLSONARO SOBREVOA ÁREA DE ENCHENTES E LIBERA RECURSOS PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou, na manhã deste domingo (12), as áreas atingidas pelas fortes chuvas no sul e extremo-sul da Bahia. Ele estava acompanhado pelos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Cidadania, João Roma; e da Saúde, Marcelo Queiroga. Após o sobrevoo, o presidente e comitiva visitaram a cidade de Itamaraju e foram bastante ovacionados pela população local.
O governo federal reconheceu a situação de emergência em 17 municípios baianos, mas o número de localidades atingidas pelo temporal dos últimos dias e que necessitam socorro urgente é maior. São, pelo menos, 30 municípios que estão em situação crítica com centenas de famílias desabrigadas.
Para atender as demandas de parte desses das cidades atingidas, o governo autorizou o emprego de tropas do Exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas. Equipes da Defesa Civil estão na Bahia desde o dia 29. O Ministério do Desenvolvimento Regional já liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. Além disso, o governo federal já autorizou a liberação pela Caixa do FGTS, a reconstrução de estradas e pontes e o fornecimento de água e alimentos aos municípios atingidos pelas últimas cheias.
As demais localidades ainda aguardam a liberação de recursos da União. Uma dessas localidades é Prado, no extremo-sul do Estado, que está isolada depois que pontes que dão acesso à cidade foram danificadas.