POLIOMELITE. VACINA EM GOTINHA PASSA A SER INJETÁVEL
POLIOMELITE. VACINA EM GOTINHA PASSA A SER INJETÁVEL
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Cumprindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde, já está substituindo nas unidades de saúde as duas doses de reforço da VOP (vacina oral poliomielite bivalente), conhecida como a “Vacina da Gotinha”, por uma dose injetável da VIP (vacina inativada poliomielite).
MAIOR EFICÁCIA
A mudança ocorre após surgirem novas evidências científicas que indicam a maior eficácia desse imunizante na proteção contra a doença.
O Ministério da Saúde liberou a retomada de vacinação contra a poliomielite, que passará a contar com três doses da VIP em menores de um ano. Agora, o esquema vacinal será feito exclusivamente com a vacina injetável, com as doses sendo administradas aos 2, 4, 6 meses e um reforço será aplicado aos 15 meses.
ESTOQUE ABASTECIDO
De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, “com a extinção da vacina oral poliomielite bivalente no calendário de vacinação de rotina das crianças, o Ministério da Saúde deu prazo de 40 dias para a retirada de todas as vacinas de gotinhas e incinerar. Já foi liberada a nova pólio VIP no calendário com reforço aos 15 meses”, ressaltou.
Segundo ela, todas as unidades de Saúde da Atenção Primária estão com o estoque abastecido com o novo imunizante e foram avisadas sobre a retomada do calendário, sendo que todas as crianças nessa faixa etária, que estavam aguardando, já podem tomar as doses de acordo com o novo esquema vacinal”, assinalou.