TELEMEDICINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SERÃO ADOTADOS NO 20º MUTIRÃO DO DIABETES
TELEMEDICINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SERÃO ADOTADOS NO 20º MUTIRÃO DO DIABETES



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes e Hospital Beira Rio, o Mutirão do Diabetes de Itabuna chega à sua 20ª. edição consolidado como o maior evento de prevenção e tratamento de doenças no Brasil, com seu modelo replicado em mais de 30 cidades. Idealizado e coordenado pelo oftalmologista Rafael Andrade, o evento acontece no dia 9 de novembro, com atendimento médico no HBR e ações de prevenção na Cidade do Diabetes (Pça. Rio Cachoeira), com serviços gratuitos. Os pacientes com diabetes receberão diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética, avaliação angiológica, cardiológica, nefrológica e exames bioquímicos.
AULÃO E PEDALADA
Já no dia 10 de novembro, a partir das 7 hs da manhã, acontecem a 10ª. Pedalada Azul e o 14º. Aulão Azul de Ginástica, que celebram a saúde na prevenção e convivência com o diabetes através de práticas saudáveis.
O Mutirão do Diabetes de Itabuna já atendeu mais de 30 mil pacientes foram nestes quase 20 anos e cerca de 3 mil pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético, doença ocular mais grave foram submetidos a tratamento gratuito de fotocoagulação a laser da retina, evitando casos de cegueira.
TELEMEDICINA E IA
Desde 2020, com a pandemia da Covid 19, foram adotados protocolos de segurança, como a utilização da telemedicina com retinografia digital e inteligência artificial com retinógrafo digital portátil no rastreamento da Retinopatia Diabética. “Essa medida trouxe um grande diferencial na amplificação e agilidade na capacidade de atendimento com menor necessidade recurso humano especializado presente. Isto vem mudando nossos mutirões ficando cada vez melhores com a evolução exponencial da IA, se mantendo após a pandemia”, observa o coordenador do Mutirão.
HOMENAGEM
No Dia do Médico (18 de outubro último), o oftalmologista itabunense foi homenageado pelo CREMEB (Conselho Regional de Medicina) durante solenidade em São Paulo, na categoria Ação Social. “Recebi com muita honra a homenagem na categoria Ação Social ao lado grandes ícones da medicina baiana em pleno Dia do Médico. É o reconhecimento do trabalho de toda a equipe que faz do Mutirão, um exemplo para o Brasil. Muito orgulho de todos”, ressaltou Rafael.