Skip to main content

BAHIA TEM MAIS DE 90 CASOS DA SÍNDROME GRIPAL COM UM ÓBITO REGISTRADO

BAHIA TEM MAIS DE 90 CASOS DA SÍNDROME GRIPAL COM UM ÓBITO REGISTRADO

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A Bahia registrou esta semana 93 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2, responsável pelo surto de gripe que no momento atinge várias partes do país. Desses, 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram hospitalização. Segundo o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual, dos casos de H3N2 que necessitaram de internação, 14 são residentes em Salvador e 1 em Lauro de Freitas, com idades entre 9 a 85 anos.

Em relação ao município de residência dos casos de Síndrome Gripal que não necessitaram de internação, 74 são de Salvador; 5 de São Sebastião do Passé; 3 de Catu; 2 de Itapebi; e 1 de cada um dos seguintes municípios: Alagoinhas, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Lauro de Freitas, Macajuba e Vitória da Conquista. Dois casos são oriundos de outros estados.

Na noite desta quarta-feira (15), foi registrada a primeira morte no Estado pela H3N2, cepa de influenza. A vítima é uma mulher de 80 anos, de Salvador, que não estava vacinada contra influenza, segundo a Sesab.

“Essa pessoa de 80 anos foi internada no último dia 7 de dezembro, vindo a óbito dia 11 em um hospital privado de Salvador. A predominância dos casos está aqui em Salvador e também temos casos em outros municípios e quatro de outros estados. Alertamos a população sobre os cuidados de prevenção e a vacinação”, observa a secretária da Saúde, Tereza Paim.

VACINAÇÃO E CASOS SUSPEITOS

A Bahia recebeu, até então, 103 mil doses da vacina contra Influenza A. “Dessas doses recebidas, 23 mil estão sendo referenciadas para os municípios que estão sendo vítimas das enchentes e alagamentos. Nós conclamamos para que a população vá aos postos e tome a vacina. Não esquecendo das medidas de proteção que estamos habituados nesse tempo de pandemia contra a Covid-19”, ressalta a secretária. A Bahia alcançou em 2021 a cobertura vacinal de 69,6%. Já em 2020, a cobertura média alcançou 93,55% do público-alvo. A partir das próximas semanas, o boletim será divulgado na sexta-feira.

De acordo com o alerta emitido pela Vigilância Epidemiológica Estadual, as equipes de saúde devem estar atentas para a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há recomendação também para a intensificação vacinal nos municípios que dispõem de estoque, com oferta da vacina influenza para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021.

 

Leia também