ITABUNA. HOSPITAL É SELECIONADO PARA PROJETO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
ITABUNA. HOSPITAL É SELECIONADO PARA PROJETO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Tonet por Tonet
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O Hospital Manoel Novaes que integra o complexo de unidades hospitalares da Santa Casa de Itabuna, acaba de ser selecionado pelo Ministério da Saúde para o “Projeto Lean nas Emergências”. Desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde-Proadi/SUS, o projeto visa melhorar a qualidade do serviço ofertado e diminuir a superlotação nas emergências dos hospitais públicos e filantrópicos.
“Projeto Lean nas Emergências” é desenvolvido de forma colaborativa com hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, por meio do Proadi/SUS. O hospital é acompanhado por consultores do Beneficência Portuguesa, que estiveram em Itabuna para falar sobre os objetivos e o que deve ser feito para melhorar a eficiência e eficácia no atendimento. O médico Abner Araújo Júnior, um dos consultores do Beneficência Portuguesa, explica que o projeto será desenvolvido por um período de um ano, trazendo conceitos da Ferramenta Lean, que busca entender melhor os caminhos percorridos pelos profissionais e usuários dos serviços ofertados. Os consultores farão uma visita mensal e reuniões remotas quinzenais.
PLANO DE AÇÃO
O desenvolvimento do plano de ação e os indicadores do projeto serão acompanhados remotamente pelos consultores. “Existem indicadores que o hospital terá de reportar diariamente. Há ainda aqueles indicadores que serão informados mensalmente, trimestralmente e semestralmente. Vamos acompanhar para verificar o desempenho do hospital”, ressalta Abner.
REDUZIR SUPERLOTAÇÃO
O Projeto Lean traz cultura e ferramentas para processos do hospital visando diminuir superlotação. Para isso, busca-se a eficiência dos leitos e taxa de indicadores da unidade, como redução de mortalidade, tempo médio de permanência, possibilitando maior rotatividade.
Os principais objetivos do Projeto é reduzir o tempo de espera no atendimento na porta de emergência e agilidade na busca e no giro de leitos além da melhoria na qualidade de serviço ofertado ao usuário.