RODOVIAS INTERDITADAS. CIDADES ALAGADAS. POPULAÇÃO DESABRIGADA. A CAÓTICA SITUAÇÃO DAS CIDADES BAIANAS
RODOVIAS INTERDITADAS. CIDADES ALAGADAS. POPULAÇÃO DESABRIGADA. A CAÓTICA SITUAÇÃO DAS CIDADES BAIANAS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
As rodovias estaduais e federais que cortam diversos municípios do sul da Bahia estão com vários trechos interditados devido ás fortes chuvas que castigam a região nas últimas 24 horas. Algumas dessas estradas estão integral ou parcialmente bloqueadas para tráfego de veículos, a exemplo da Itabuna/Ibicaraí; Ilhéus/Itabuna; Itapitanga/Coaraci; e Itamaraju/Prado.
Aqui em Itabuna o grande volume de água que está chegando no Cachoeira (devido às fortes chuvas que têm caído nas cabeceiras) além da enorme quantidade de baronesas que descem rio abaixo levaram a Prefeitura a interditar a ponte do Marabá. Também, a passarela da Ilha do Jegue foi bloqueada para circulação de pedestres. A Ponte Lacerda de acesso ao São Caetano também teve interdição parcial, sentido São Caetano-Centro. A medida visou a segurança da população e facilitar a utilização de uma escavadeira hidráulica para a remoção das baronesas, enquanto a Av. Princesa Isabel agora à noite, está com vários trechos de alagamentos, principalmente em frente ao Itabuna Trade Center.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
As chuvas também afetaram a captação de água nas estações da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), comprometendo o abastecimento de água. A empresa está operando com apenas 40% de sua capacidade e alguns bairros vão sofrer interrupção no fornecimento de água.
As chuvas torrenciais ainda causaram problemas na estação de captação de Nova Ferradas, na zona oeste de Itabuna. Com a cheia do Rio Cachoeira, muitas baronesas entupiram o sistema mecânico das bombas de sucção e a captação teve que ser suspensa.
Com isso, o abastecimento de água foi interrompido em bairros como Urbis IV, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Esperança e São José, além dos condomínios Top Park, Jubiabá e Gabriela.
OUTROS MUNICÍPIOS
Também foram registrados estragos nos municípios de Coaraci, Camacan, Buerarema, Itaju do Colônia, Itororó, Itacaré, Almadina, Itajuípe, Itapitanga, Ibicaraí, Pau Brasil, Firmino Alves, Ibicuí, Santa Luzia e Ilhéus. O rio Colônia, um dos afluentes do Cachoeira, transbordou invadindo casas e estabelecimentos comerciais de Itororó.
Também existem centenas de famílias desabrigadas em Coaraci, Firmino Alves, Ibicaraí, Buerarema, Itajuípe, Mascote, Pau Brasil, São José, Vitória e Itaju do Colônia e Itapitanga onde uma ponte caiu.
Em Ilhéus, entre os bairros mais atingidos estão o Banco da Vitória e Salobrinho, com dezenas de casas quase cobertas pelas águas do rio Cachoeira.
Itapitanga em estado crítico é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no sul da Bahia
(Foto: Joel Fernando/reprodução)