DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO EM TODO O PAÍS
DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO EM TODO O PAÍS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O dia D de Vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13), em todo o país. Aqui em Itabuna, a mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai ser executada através de unidades de saúde que estarão funcionando para garantir que a população do município seja vacinada.
Lembrando que no município há baixa adesão à vacinação contra a gripe, o que torna o cenário preocupante em decorrência dos mais de 20 casos de H1N1 confirmados esse ano. A situação é de alerta, especialmente, neste período de forte propagação de síndromes gripais, ressalta a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito. Até agora, menos de 2% do público-alvo foi imunizado.
POSTOS DE VACINAÇÃO
Das 8 às 16h, estarão funcionando os seguintes postos de vacinação:
UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia;
USF Fátima II, no Fátima;
UBS Moisés Hage, no Lomanto;
USF Nova Ferradas;
UBS Roberto Santos no Santo Antônio; UBS José Edites dos Santos, no São Caetano;
USF Lourdes Alves, no Jardim Primavera; e a Rede de Frio, na Rua Nações Unidas, centro.
PÚBLICO-ALVO
O público-alvo para a vacinação contra a Influenza (gripe) são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos,11meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior.
E ainda, povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; e caminhoneiros.
Além desses, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade; e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Por fim, consideradas comorbidades as doenças crônicas: respiratórias, cardíacas, renal, hepática e neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.
A documentação necessária é RG, CPF, Certidão de Nascimento e Cartão de Vacina.