ITABUNA. FORTES CHUVAS JÁ DEIXAM SALDO DE 76 PESSOAS DESABRIGADAS
ITABUNA. FORTES CHUVAS JÁ DEIXAM SALDO DE 76 PESSOAS DESABRIGADAS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
As persistentes chuvas que vêm caindo nos últimos dias em Itabuna que alcançaram cerca de 200 milímetros nesta semana elevou o nível de água do rio Cachoeira em nove metros em algumas áreas da zona oeste da cidade, a exemplo da rua da Bananeira, rua de Palha (Bairro Maria Matos) e beira-rio do Nova Itabuna e Ferradas; e no São Roque, na zona norte.
MOBILIZAÇÃO
Por conta disso, a Prefeitura de Itabuna mobilizou as secretarias municipais para atender 76 pessoas desabrigadas, sendo que as familias estão temporariamente abrigadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino: Brasília Baraúna, no São Roque, Creche Raimundo Jerônimo Machado, no Nova Itabuna, Leonor Pacheco, no Maria Matos, e Lourival Oliveira Soares no Bairro de Ferradas.
Segundo o secretário da Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, os desabrigados etão sendo assistidos por várias equipes que estão distribuindo refeições, lanches, água mineral, colchões e cobertores.
ALERTA LARANJA
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as condições climáticas continuam sob alerta laranja, iniciado neste domingo. A previsão para até as 10 horas desta segunda (29) é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, poderá haver risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As chuvas volumosas em diversos estados do Brasil nos próximos dias e nas áreas do centro-sul da Bahia são resultantes da atuação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), desde a terça-feira passada. A Coordenadoria da Defesa Civil tem publicado em suas redes sociais dados atualizados sobre precipitação: @defesacivilitabuna.