ITABUNA. CHUVAS DEIXAM DEFESA CIVIL EM ALERTA PARA CONTROLAR ÁREAS DE RISCO
ITABUNA. CHUVAS DEIXAM DEFESA CIVIL EM ALERTA PARA CONTROLAR ÁREAS DE RISCO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Choveu 33 milímetros, com a ocorrência de trovoadas e raios, na madrugada desta segunda-feira (22), em Itabuna deixando a população em alerta. No entanto, segundo a Coordenadoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESO), até o momento não houve deslizamentos e rachaduras nas 421 áreas de risco mapeadas no município.
Por conta da previsão de até 200 milímetros durante a semana, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) despachou equipes de operários para o trabalho de limpeza de bueiros e bocas de lobo ao longo das avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado, Ilhéus e Princesa Isabel que acumulavam sujeira e causavam pequenos alagamentos.
BARONESAS
Ainda que a Defesa Civil mostre tranquiidade e aponte que a situação está sob controle com a limpeza de canais, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, cujos serviços vêm sendo executados desde o ano passado, segundo informa a Superintendência de Seriços Públicos, as baronesas não fizeram parte dessas operações.
Embora o rio Cachoeira ainda não tenha um volume d"água que seja preocupante, a quantidade de baronesas já é motivo de preocupação, vez que em tempos recentes a cidade sofreu com fortes chuvas que trouxeram transtornos e ameaçaram a estrutura da ponte do Marabá.
A administração municipal como sempre recorre a ações recorrentes como por exemplo, interditar o trânsito na área, derrubar muretas, deslocar máquinas e tratores para retirar as baronesas que ficam empilhadas nas pilastras da ponte. Isso, resulta em custos, demanda tempo e atrapalha a vida dos cidadãos.